Com a aproximação do período eleitoral, de um lado, emergem candidatos messiânicos, tomados como "Salvadores da Pátria". De outro, contestados ou repudiados, pelo populismo e pelo risco de serem eleitos.
Pátria, assim como Brasil, nação são "coletivos majestáticos", em que cada pessoa, ou grupos de pessoas se assumem como sendo o coletivo.
Assim, quando estamos nos referindo ao Salvador da Pátria, não é a pátria de todos os brasileiros, mas dos brasileiros que acreditam nele. E para os que não acreditam, a sua pátria é outra.
Não estão falando da mesma pátria. Portanto, seria mais adequado falar em "Nosso Salvador".
Quando alguém diz que quer um Brasil Melhor, ele está dizendo que quer viver melhor ou em condições melhores. Não é a visão do todo, mas a transposição da sua visão pessoal ao coletivo.
É dentro dessa percepção que o "populista" trabalha para conquistar os votos. Ele promete aos seus interlocutores ou simples ouvintes ou assistentes uma vida melhor para eles, caracterizando-a como uma melhoria de todos.
Diz Lula que quer voltar para "salvar o país". Mas o país a que ele se refere não é dos economistas. É o país das comunidades pobres das periferias urbanas e dos "grotões". E o país deles é o que lhes dá maior oportunidade de comer e ter celular.
O que esse país quer é poder consumir mais. E é com esse país que Lula acena. E tem receptividade.
Lula percebe ademais que a grande aspiração das famílias é que os seus jovens possam fazer uma faculdade e esses assumem essa missão.
Enquanto as classes médias e superiores querem educação de qualidade e gratuita, as famílias de classe mais baixa querem os jovens na faculdade, mesmo que tenham que pagar uma parte.
A grande emoção e felicidade da mãe pobre é poder dizer "minha filha está na faculdade".
O salvador da Pátria diz que quer salvar o país, mas o país de cada um, de cada eleitor e ou grupo de eleitores. E essa Pátria é maior que a dos que o repudiam.
(cont)
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