Por que são poucos sindicalistas no Congresso? (7)

A base real dos sindicatos é muito menor do que apregoa ou se acredita. 
O líder sindical não representa os trabalhadores em geral, mas apenas uma categoria, muitas vezes limitada à uma região, e com carteira assinada. Um contingente que tende a ser cada vez menor. Mesmo com a retomada da economia.

A segunda, e principal razão, da perda de representatividade é que não tem mensagem adequada para sensibilizar nem mesmo a sua base, quanto mais o conjunto dos trabalhadores e a sociedade, como um todo.

As lideranças sindicais foram formadas e treinadas para a "luta de classes", para se opor ao capitalismo, principalmente contra o capitalismo selvagem e predador.

Aquele que faz de tudo para ganhar mais, abocanhar cada vez mais as fatias de um bolo crescente. Isto é, de uma economia em contínuo crescimento.

Mas não foram preparados para enfrentar ou se defrontar com um capitalismo industrial decadente. 

O capitalismo vem mudando e o capitalismo produtivo e empregador vem sendo substituido pelo capitalismo financeiro, pouco empregador. Quem está ficando, cada vez mais, com as melhores fatias do bolo é o rentista, o investidor e o intermediário dos investidores. 

O capitalista produtor ficou refém do capitalista financeiro e não podendo enfrentá-lo, "aperta o trabalhador". Quando não consegue se livrar, sai pela recuperação judicial para negociar um grande abatimento nas suas dívidas. No qual o financiador não perde: já obteve os rendimentos antes, incluindo o risco da inadimplência. Os trabalhadores tem -teoricamente - garantido os seus valores, com prioridade para o recebimento. Mas o pagamento não ocorre antes de haver o acordo com os bancos. E ficam sem emprego.

Qual deve ser o posicionamento das lideranças sindicais diante desse quadro?

O patrão real não é mais aquele que emprega ou desemprega, mas um gestor financeiro que nem aparece. 

Antes o trabalhador, através das suas lideranças sindicais negociava diretamente com o patrão, ou seus prepostos imediatos. Agora negocia com os representantes dos dirigentes da empresa. Que são "empregados" do capitalista. 

O que dizer à sua base?

Se o lider sindical não tiver a mensagem adequada, não terá votos para se eleger a cargos políticos, podendo até mesmo perder a sua liderança sindical. 

cont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...