Plano Estratégico para o agronegócio amplo (5) - Alimentos nas gôndolas

O alimento adquirido nos supermercados e outros estabelecimentos de varejo é - na maioria dos casos - a penúltima etapa da cadeia produtiva dos alimentos, antes do consumo humano. A última etapa seria o preparo. 

O sistema produtivo, no entanto, tem desenvolvido opções de alimentos industrializados, prontos para consumo.

O principal produto de exportação da agropecuária brasileira é a soja, cujos derivados diretos para consumo humano são relativamente poucos não devendo alcançar mais que 20% do volume produzido.

A maior parte é representada pelo óleo de soja, cuja produção bruta, a partir do esmagamento do grão, pode alcançar 20%. O restante é o farelo, considerado oficialmente como resíduo - apesar de representar a maior parte - que é utilizado para a produção de ração animal.

Do óleo de soja bruto, uma parte menor, mas crescente é destinada à produção de biodiesel. Outra é destinada às exportações para a sequência do processamento no Exterior. A maior parte sofre novos processamentos, para a produção do óleo de soja refinado, para uso nas cozinhas, sejam as domiciliares, como as da alimentação fora de casa (restaurantes, pastelarias, lanchonetes e outras). São comercializadas, com marcas próprias dos fabricantes.

Outra parte é utilizada como ingrediente para a produção de outros alimentos industrializados, como as margarinas, os sorvetes e outros com a função de formar a textura e ou promover a conservação. A matéria prima ou  o insumo semi-manufaturado, perde a identidade. Essa passa a ser do produto final de usou a soja como ingrediente.

Com as novas ondas de padrão de consumo alimentar, com restrições à proteina animal, os derivados de soja vem ganhando mercado, como produto da moda, sendo o mais significativo o leite de soja, comercializado puro ou com adição de sabores, tornando-se uma bebida não alcoolica.

As bebidas de soja são produzidos a partir do grão. 

Este mercado, no Brasil foi dominado  - inicialmente - pela Unilever, com os produtos da marca AdeS. O sucesso levou outras empresas à produção. E a marca Ades foi vendida ao Sistema Coca-Cola (a empresa principal e suas franqueadas e comercializadoras).

Presente nos dois principais produtores de soja em grão (Brasil e Argentina), com distribuição em diversos paises da América Latina, a localização das fabricas dependerá de decisão da multinacional.
(cont)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...