Ocaso do PTSindical

O PT de base sindical - o da sua origem - tinha prazo de validade e 2016 é uma indicação de que essa prazo já venceu. Ainda que no ABC o "berço do PT"  haja disputas de segundo turno, ali o PT foi aniquilado. A razão principal é que deixaram de ser bairros operários, com a redução significativa dos trabalhadores sindicalizados das fábricas, dentro do conjunto da população. Como tantas outras cidades, viraram centros de serviços. A população operária está em crise, em função das demissões da indústria automobilística.

Muitos acham que a culpa da situação é do Governo Federal, nos anos de Dilma, e não acham que o Governo Federal vá ajudar os Municípios da região, se estiverem sob o comando do PT. Ser do PT virou chaga e base de rejeição. Petistas viraram "leprosos" que os mais jovens nem sabem o que são. A menos dos leitores da bíblia.

Lula ao ser derrotado por Collor, percebeu que a base sindical não era suficiente para ganhar uma eleição nacional e voltou-se à conquista dos "despossuídos", que elegeram o seu adversário. Mas ainda teve que esperar mais duas eleições, até alcançar o poder.

Desenvolveu toda uma política social e buscou o apoio dos mais pobres, tanto nas grandes cidades, como acima do paralelo 16, onde eles são predominantes e levou o PT a quatro vitórias sucessivas nas eleições presidenciais. Mas com avanços lentos na conquista das Prefeituras, majoritariamente dominadas pelo PMDB.

Embora não tenha conseguido alcançar a meta de 1.000 Prefeituras em 2012, chegou a mais de 600. Agora em 2016 caiu para cerca de 200.

O que ainda foi muito.

Na realidade foram eleições de lideranças locais, onde o estigma PT não as atrapalhou.

Diversamente das eleições anteriores em que o PT deu suporte para a eleição do líder local, em 2016 ele foi eleito, apesar de ser do PT. Mas muitos amargaram derrota por serem do PT.

Para se recuperar o PT vai ter que renovar e a primeira condição - muito difícil - será deixar de ser um partidos de trabalhadores (formais).

Terá que criar ou aceitar o MTSC - Movimento dos Trabalhadores sem Carteira, como a sua nova base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...