O triste significado da prisão do Almirante Othon

O problema não está na prisão de um Almirante, mas da prisão de uma privilegiada inteligência, por razões não políticas.
As ditaduras costumam prender e até matar o que elas caracterizam como inteligências perniciosas, por que essas pessoas a usam para contestá-las e combatê-las.

Ao longo da história a humanidade perdeu grandes inteligência, perseguidas pelo obscurantismo ditatorial.

Mas o caso atual é de prisão de uma inteligência por estar contaminada pela corrupção. Teria ele sido seduzido pelas ofertas das empreiteiras. Ou teria se aproveitado da sua autoridade para extorquir a empreiteira. Em qualquer das duas hipóteses a doença é a mesma: corrupção.

O Brasil, já pobre em conhecimentos e inteligência ser obrigado a descartar pessoas altamente inteligentes e especializadas, por estarem contaminada pela terrível doença é um perda lamentável, embora necessária.

 O Contra-almirante da Marinha Brasileira Othon Luiz Pinheiro da Silva não foi guindado à Presidência da Eletronuclear por indicação política. Foi escolhido pela então Ministra Dilma Rousseff ainda no Governo Lula, pela sua competência técnica e renome internacional.
A questão maior não era a escolha do nome, mas de dar ou não continuidade ao programa nuclear brasileiro.

Apesar de todo o seu currículo técnico ao se tornar gestor de um imenso programa de investimentos, requerendo a participação de empreiteiras foi enredado num esquema de corrupção. Aparentemente não houve uma distribuição equânime entre aquelas o que deu origem a ressentimentos e às delações.

A sua participação nos esquemas corruptivos mostra que inteligência e preparo técnico não torna a pessoa imune ao vírus da corrupção. 

Num país tão carente de talentos,  inovação, a contaminação da inteligência pela corrupção é um mal muito maior que os bilhões que foram desviados.

Os opositores do programa nuclear não poderiam ter maior ajuda para brecar o programa do que a Operação Lava-Jato. E aqueles que ainda sonhavam  com a volta dos militares ao poder, perderam o seu mais significativo representante, como símbolo de competência técnica e incorruptibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...