Os perfis dos candidatos (3)

O populista

Procura conquista o eleitor pelo discurso. E muitas vezes o consegue, com o seu carisma e promessas. Das quais só cumpre uma parte.

O populista não tem força partidária. Quando muito é ele que gera a força partidária. O populista é - essencialmente - personalista e idolatrado pelos seus seguidores.

O populista tradicional é o do palanque, o que busca estabelecer uma relação pessoal e presencial, com o "tapinha nas costas", " tomando café e comendo pastel nos bares da periferia", "beijando as criancinhas nos colos das mães", etc. O mais famoso populista, foi Jânio Quadros. Eleito Presidente da República, no tempo em que a TV ainda não era o principal meio de comunicação de massa.

O populista imaginário é o que usa e abusa da comunicação pela televisão, usando esse meio para se "vender" ou "ser vendido" ao público telespectador, que se supõe o compra ou o rejeita emocionalmente. E pode votar nele.

Esse populista não tem a sua força no discurso, mas na imagem. E essa pode ser criada pelo marketing político, com muitos recursos financeiros. O caso mais recente de sucesso de um populista imaginário é Dilma Rousseff que, Lula, com apoio de João Santana, criou e venceu duas eleições presidenciais.

O neopopulista, usa as modernas ferramentas de comunicação: a rede social, para difundir a sua imagem. João Dória Jr é o caso mais recente. 

Já as campanhas para deputado federal não podem contar com muito tempo de TV, por isso o candidato populista tem que se valer das atividades tradicionais de palanque e presença junto aos seus eleitores. E saber usar a rede social.

Uma vez eleitos tem que agregar a atividade de despachante, sem o que pode não ser reeleito. 

Entre os 14 candidatos mais votados (acima de 100 mil votos), no Rio de Janeiro, em 2014, seguramente há populistas, que precisam ser melhor identificados.

O mais notório seria Anthony Garotinho  que fez carreira política a partir da atividade radiofônica, e conseguiu eleger sua filha Clarissa Garotinho. 

Seria uma característica adicional do populista: a capacidade de eleger terceiros, com base no seu eleitorado. Lula elegeu Dilma e Garotinho a filha.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...