O grande equívoco da democracia (2)

Uma parte minoritária da população, que domina os meios de comunicação coletiva, tanto as tradicionais como as modernas, acha que é o todo. Isso porque, tendo mais educação e informação, acha que determina as percepções das demais nos seus comportamentos e decisões políticas. Acham que são a opinião pública, quando são apenas a opinião publicada e a não publicada nem sempre a segue.
Dai ficar indignada com a qualidade dos políticos. Esses não são aqueles que ela (a opinião publicada) gostaria que fossem. 
Numa democracia os políticos são eleitos pelo povo, na sua totalidade, e a parte majoritária elege aqueles que a opinião publicada repudia. 
Essa situação é a atual e irá se repetir em outubro deste ano, com a maioria da eleição dos deputados federais, reeleita. Mesmo os supostos novos são velhos que retornam, ou parentes dos velhos. 
Isso vem se repetindo ao longo dos anos, apesar da indignação e repúdio da opinião publicada. E essa não consegue alterar a situação, por erro de diagnóstico. Atribui a eleição dos políticos indesejáveis à falta de educação da parte majoritária do povo que os elege.
Temos reiterado aqui que não é essa a razão principal. 
O fato real é que o povo elege os seus "despachantes" e não os seus representantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...