O eleitorado não se divide ideologicamente (1)

O politico pode ser de esquerda, direita ou centro, em função do seu pensamento. Eles e os analistas acham que o eleitorado se divide da mesma forma, o que não corresponde à realidade. A grande maioria não tem pensamento. Não tem idéia política. Quando muito tem posições, reações diante de questões concretas. Simplificadas: gostei, não gostei. A favor ou contra. Sem mais!

Em função das suas reações efetivas as pessoas do "povão", podem ser classificadas como de esquerda ou de direita. Um dos principais critérios de classificação é que as reações são "progressistas", isto é, contrárias ao ambiente atual (em termos técnicos: status quo) ou são conservadoras, defendendo a manutenção do "status quo". Os progressistas são considerados de esquerda e os conservadores de direita. 
Os que querem "mais Estado" seriam de esquerda, os que defendem "menos Estado" seriam liberais e de direita. 
As reações pessoais são mais emocionais do que racionais e não mantém a consistência desejada pelos classificadores.
Uma pessoa pode ser progressista em relação ao consumo, sendo favorável ao acesso a produtos modernos e baratos, e ser conservador nos costumes, reagindo contra, por exemplo, o "casamento gay", ou à banalização da criminalização do "assédio sexual".
No outro campo, é liberal em questões econômicas, reagindo contra a intervenção do Estado, e também nos costumes. Só que no primeiro caso é considerado de direita e no segundo de esquerda. Liberalismo, dependendo do caso, tem classificação ideológica oposta.

(cont)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...