O Brasil tem norte

O principal motor de crescimento econômico brasileiro está no norte do país.

Para efeito de análise pode se estabelecer uma linha divisória pelo paralelo 16.

É nessa região onde vem se originando os fatores mais dinâmicos do Brasil: a produção econômica e a demografia. 

Ambos os fatores crescem a taxas superiores à média brasileira e ao longo dos próximos anos, alcançarão maior relevância do que os mesmos nas regiões mais desenvolvidas ao sul do paralelo 16.

A taxa de crescimento demográfico nos estados do norte é maior que a do sul. As taxas de crescimento da produção agropecuária são superiores ao do sul.

Essa dinâmica desigual é mascarada pelza evolução regional da indústria e dos serviços, uma vez que a "riqueza" gerada acima do paralelo 16 é carreada para baixo do paralelo.

Ainda a maior parte da produção dos grãos do centro-oeste é epxportada pelos portos do sudeste e do sul. A infraestrutura existente é direcionada para os polos principais.
 ( As novas áreas produtivas se caracterizaram como expansão periférica, atrelada aos centros tradicionais.

Também a industrialização  das matérias primas é processada preferencialmente abaixo do paralelo 16, assim como nessa região está a maior concentração do consumo.

Maquinas e equipamentos agrícolas, assim como insumos (ferrlizantes, defensivos e outros) . são produzidos abaixo do paralelo 16 ou importados através dos portos da região.

Com a expansão das áreas de produção em direção ao centro-norte e centro-nordeste, investidores públicos e privados vem investindo em portos do norte. 

Apesar da precariedade da infraestrutura logística parte crescente da produção já é dirigida e escoada pelos portos do norte. 

Essa movimentação vem gerando a criação ou desenvolvimento de cidades, gerando empregos e fixando a renda na região. 

A partir do polo dinâmico - a produção agrícola e pecuária - o adensamento regional da cadeia produtiva poderá multiplicar os efeitos econômicos.

O adensamento regional da cadeia produtiva, com a criação de renda derivada, poderá ser o principal motor do crescimento econômico brasileiro.

Isso ocorreu com a China. A partir da renda das exportações a criação de empregos locais promoveu elevadas taxas de crescimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...