Não foi só mortadela

O PT e entidades associadas conseguiram reunir uma multidão na Avenida Paulista. Cerca de 100 mil segundo o Data Folha.  Bem menos que os 500 mil, segundo o mesmo instituto, no domingo dia 13. Muito mais segundo os organizadores.
É certo que muitos foram com a condução contratada pela CUT e outros movimentos sociais. Receberam o seu lanche, de pão com mortadela e uma ajuda de custo. Mas se enganam os que acham que só esses estavam presentes na Avenida Paulista. Teve muita classe média que foi voluntariamente. 
O contingente dos mais pobres é massa de manobra. São seduzidos pelos discursos do Lula. Para eles é o São Lula, não um homem comum. Atualmente perseguido, como foi Jesus. 
Evidentemente a mobilização deles à Avenida Paulista, é subsidiada, porque eles não tem recursos próprios nem para a condução. E o lanche é necessário para aguentar as várias horas de movimentação até a Avenida e lá permanecer. Além disso foi uma grande oportunidade para conhecer a cidade.

Uma outra parte, dos manifestantes era de classe média, chegando à Avenida por meios próprios. Muitos de carro, deixando-o nas imediações e seguindo a pé.  Pela movimentação segundo os horários, seria maioria. A ocupação da avenida foi maior por volta das 18 hs. 

A classe média está dividida, com um grande divisor de águas: a corrupção. 

A parte maior dá prioridade absoluta ao combate à corrupção, inaceitando-a nem mesmo como meio para alcançar objetivos nobres. Colocam-se contra todas as autoridade suspeitas de corrupção, mas o principal foco é o Governo Federal, o PT e agora Lula, tido como o chefe-mor da quadrilha que delapidou a Petrobras.

Não conta com uma liderança política, mas uma figura simbólica: o Juiz Sérgio Moro. 

A outra parte prioriza a ação social, a redução da desigualdade econômica e social e, na defesa dessa é leniente com a corrupção. Diante das evidências que a obriga reconhecer a sua existência, racionalizam a sua aceitação, "por que todo mundo faz", principalmente os governos tucanos, tomados como o grande adversário ou inimigo.

Essa classe média de esquerda, sempre existiu, é minoritária dentro do segmento, mas é bastante ampla, significativa e disposta a "mostrar a sua cara", quando provocada ou ameaçada. Foi o que demonstrou ontem, dia 18 de março na Avenida Paulista, em São Paulo e em diversas outras cidades.

Na comparação com a classe média oponente, perderam. Mas não feio, de goleada. Não foi de 7 x 1,  mas de 4 x 2, ou 4 x 3. 

As perspectivas ou tendência é que ela perca, mas vão vender caro a derrota. Não vai ser de graça.

Vão resistir, vão mobilizar a sua massa de manobra, como o fizeram ontem. Mas acabaram por evidenciar que são minoria. 

Não tem posições consistentes, o que facilita as defecções. 

A principal palavra de ordem é "não vai ter golpe" para resistir contra os movimentos para retirar Dilma da Presidência, mas tem que justificar que a manobra para colocar Lula, formalmente, como Ministro chefe da Casa Civil, mas realmente, como chefe do Governo não é golpe.

Mas continua sendo uma parcela significativa da classe média, disposta a resistir. Passando para o ataque se necessário.

As circunstâncias de ontem indicam que Dilma, Lula, o PT e seus correligionários tendem a perder as próximas batalhas e Dilma "vai cair". Mas não significa que vão perder a guerra. Vão levar a batalha decisiva para 2018.

Lula cometeu um grave erro estratégico e não contou com a reação estratégica de Sérgio Moro. Extravasou a sua reação pessoal em relação ao que considera injusta perseguição a ele. E se indispôs com três grandes corporações: o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal.

Com as regravações das explosões verbais de Lula nas mãos, sob o risco de perdê-las o Juiz as trouxe a público. Com efeito jurídico duvidoso. Mas de efeito político devastador.

O destino de Lula está nas mãos do Supremo Tribunal Federal, cujos ministros Lula os disse que são frouxos e covardes. E essas grosserias típicas de Lula vieram a público, deixando os Ministros com "saia justa".

Perante a opinião publicada, mesmo que decidam, com a sua consciência e interpretação jurídica, a favor de Lula, serão vistos como "vendidos". 

 Eles são influenciados pela pressão da opinião publicada, não pela opinião pública. Não estão sujeitos ao voto popular, mas às campanhas da mídia e do seu meio social. 

Podem adiar o processo fazendo com que as decisões finais ocorram paralelamente ao processo de impeachment da Presidente. Haverá uma forte interação entre os dois processos e a tendência é de derrota do Governo e do PT.

O que irá deflagrar várias conturbações sociais. Mas não chegará a uma conflagração.   


 

 

 

    

2 comentários:

  1. Mestre, boa noite. De verdade, estou me sentindo perdida, diane de tanta corrupção manobra para permanênca no poder e não consigo entender como essa massa de manobra e essa calsse social, pode relevar fatos tão sórdidos em nome do ganho social, cuja ressessão está a um passo de destruir

    ResponderExcluir
  2. Você faz parte dos que não querem ladrões do erário público, sejam de esquerda como de direita. Mas tem muita gente, principalmente jovens que preferem uma esquerda ladra do que a direita,igualmente ladra.
    E a maior parte dos jovens não está "nem ai" porque não acha que valha a pena se mobilizar ou mesmo apenas participar. Por que não vai mudar nada.
    É essa a estratégia atual do PT. Mostra que são todos "farinha do mesmo saco".

    ResponderExcluir

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...