Morte anunciada das associações empresariais (2)

Condição fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento das associações empresariais é a existência de líderes empresariais, dispostos a dedicar um tempo importante para as questões associativas e defesa dos interesses das associadas, sem remuneração. 

A par de uma visão corporativa, incidem - no caso - questões pessoais de vaidade e desejo de poder. 

Tem sido, cada vez mais difícil, encontrar empresários dispostos ao exercício dessas atividades, o que tem favorecida a perpetuação de certas lideranças ou grupos na gestão das associações. Vistas pelos oponentes como uma captura da associação para favorecer interesses particulares.

Uma alternativa que vem se expandido é a eleição de um Presidente profissional, para a condução de atividades operacionais, principalmente das relações institucionais e organização de eventos. Os representantes das empresas participam em reuniões do Conselho de Administração, onde definem as posições e ações da entidades. 

A solução usual de ter um Diretor ou Secretário Executivo, para a coordenação das atividades operacionais não tem coberta as funções de representação setorial. 

Esse modelo garante mais operacionalidade da associação, porém com custo maior e benefícios questionados.

(cont) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...