Lula bipolar

Luis Inácio da Silva não é um, mas dois: dentro do mesmo corpo. São duas pessoas, como o Médico e o Monstro, do famoso livro de Robert Louis Stevenson (hoje um tanto desconhecido): Dr Jeckyll e Mr Hide.
O Lula (Dr Jeckyll), líder sindicalista, foi Presidente da República, durante oito anos, e promoveu medidas que resultaram numa redução da desigualdade social, na eliminação quase total da miséria e da fome no Brasil, na ascensão econômica e social de uma classe média. O Brasil cresceu economicamente, mesmo com a crise financeira internacional - contornada pelo estímulo ao mercado interno - gerou muitos empregos, mantendo baixos os níveis de desemprego. 
O sucesso das suas políticas e ações levou à sua reeleição, em seguida à eleição da sua sucessora. 
Por esses resultados é admirado, tem um grande eleitorado e é considerado o candidato mais forte para as eleições presidenciais de 2018. As enquetes de intenção de voto, dão respaldo a essa percepção. 

Muitos não entendem como, com todas as denuncias, ele continua tendo respaldo popular. 

O Lula/Dr Jeckyll não é unanimidade, com uma oposição que contesta os resultados alardeados, aponta falhas, adoção de medidas artificiais para sustentar os empregos que resultaram no colapso das contas públicas e outros muitos graves problemas. Ainda que a maioria desse tenha ocorrida na gestão Dilma. Ele é apontado como o responsável pelos erros da sua pupila. E todos os problemas debitados ao "lulopetismo".
Não obstante, o Dr Lula Jeckyll, leva grande vantagem sobre os seus adversários. Por representar a esperança de uma vida melhor, para milhões de brasileiros.

É criticado por ser populista, de conquistar e convencer a massa, com promessas nem sempre viáveis. Por outro lado, conta com o apoio de muitos adeptos, incluindo intelectuais favoráveis às políticas sociais. Chico Buarque de Holanda sempre esteve desse lado, que pode ser caracterizado como de esquerda, desde o combate à ditadura militar. Quando a oposição ao regime militar conquistou a vitória, com a redemocratização do país, o lado esquerdo se dividiu em duas grandes facções com o PSDB mais ao centro e o PT mais à esquerda, disputando o poder. Gerando uma inimizade absurda. Chico manteve suas posições, optando pelo PT o que levou a outra facção a demonizá-lo. 
Assim como Chico Buarque, muitos intelectuais optaram por essa posição e estão entre os 400 ou mais que assinaram um manifesto a favor da candidatura imediata de Lula à Presidência. Para eles Lula/Dr Jeckill é a grande esperança para o retorno de uma política de cunho mais social. E que recupere as conquistas e direitos sociais que a suposta elite estaria retirando com o Governo atual. 

Mas há o lado Mr Hide de Luis Inácio da Silva, que esses adeptos se recusam a reconhecer ou atribuem a "intrigas da oposição" que o quer destruí-lo. 

Sob o seu Governo e da sua sucessora, foi montado o maior e mais amplo esquema de corrupção, com total domínio da economia do compadrio. 

Para a oposição Lula/Mr Hide era o "chefe mor da quadrilha", organizando e comandando efetivamente todo o esquema. 

Para os seus adeptos o Lula/Mr Hide não existe. Seria uma invenção da oposição. Ele não teria organizado, tampouco comandado o esquema. As acusações que são feitas a ele seriam falsas, criadas a partir de pequenos incidentes. 

O que existiu foi um sistema legal de captação de recursos empresariais para financiar as campanhas eleitorais, organizado pelo PT, como o foi também pelos outros partidos, principalmente PSDB e PMDB, mas incluindo também outros partidos menores*. 

Foram organizações dos partidos, dai a presença forte dos Presidentes das agremiações políticas, nos relatos dos depoimentos dos colaboradores premiados. 

Lula não teria tido participação ativa, seja de liderança ou operacional e tampouco teria se beneficiado pessoalmente. A menos de pequenos agrados. Que para muitos são agigantados. Mas que diante dos estrondosos volumes do esquema, são "trocos".

Essa visão faz com que os seus adeptos não queiram reconhecer a existência do Lula/Mr Hide. 

Já os oponentes só vêem o Lula/Mr Hide e o demonizam. Depreciam o Lula/Dr Jeckill e até contestam algumas das suas supostas virtudes. A única que não podem desconhecer é o seu apoio eleitoral. O que amplia o ódio. 

* A tese recorrentemente defendida pelo PT e outros partidos não foi aceita pelo STF. A Segunda Turma do STF acatou a posição da PGR, que é a mesma do Juiz Sérgio Moro, de que a doação legal para campanha eleitoral, feita por empresas, pode ser caracterizada como crime de lavagem de dinheiro, desde que se comprove que foi motivada por obtenção de benefícios propiciado pelo partido ou pelo beneficiário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...