Jogo do contente?

Vou recorrer a duas figuras populares, para tentar mostrar o como o ocorre o processo de desemprego e como irá voltar a melhorar:
  • ovo e a galinha;
  • garrafa meio cheia ou meio vazia.
O que causa grande aflição é o dado que a taxa de desocupação alcançou 11,2%, e mais de 11 milhões de trabalhadores estão desocupados. E todo mundo conhece na família, entre os amigos e conhecidos quem esteja desempregado. Meu sobrinho é um recém desempregado, depois de quase 20 anos de emprego estável.

Visto do outro lado, 88,8% estão ocupados. Cerca de 90 milhões de trabalhadores ainda tem uma ocupação e  renda do trabalho. Que está caindo, mas o que sobra é um volume de R$ 174 bilhões. Ainda é muito dinheiro.

Por que o mercado de trabalho está fraquejando? 

Por um fato real muito simples: as pessoas estão comprando menos.

Quando o consumidor compra menos, o comércio vende menos. Demite empregados e reduz as encomendas da indústria. A indústria com menos encomenda demite trabalhadores e compra menos dos seus fornecedores. Esses também demitem. Como os trabalhadores são também os consumidores, compram menos e retomam o círculo vicioso:

Menos compra, menos emprego. Menos emprego, menos compras.

Hoje parece claro. As pessoas estão comprando menos porque estão sem emprego e sem renda. Os que ainda tem renda estão com medo do futuro.

Mas quando começou? Quando desencadeou? 

Começou no segundo semestre de 2014, mas em função das eleições foram adotadas medidas para segurar a inflação e os empregos.  Nesse momento as pessoas ainda estavam empregadas e todos os candidatos prometiam um 2015 muito melhor do que 2014.

Quando não foi mais possível manter as "pedaladas", os preços "explodiram", a carestia voltou e as pessoas reduziram as compras. Ai se acelerou o processo acima: compras menores, vendas menores, demissões, compras menores.

Como reverter o processo? Com as pessoas comprando mais. 

Como comprar mais se as pessoas estão desempregadas e sem renda?

Ai entra a garrafa quase cheia. 89% ainda estão ocupados. Ainda tem renda, embora menor, exceto alguns privilegiados que conseguem reajustes até acima da inflação. Ainda tem 174 bilhões de reais de massa salarial. 

A salvação dos 11% está no comportamento dos 89. Os 89 podem alavancar o consumo para passar para 90, 91 e chegar menos até aos 94, como ocorreu em 2013. É um jogo dobrado: cada 1 ponto de emprego significa menos 1 ponto no desemprego.

Mas essa massa está contendo compras. Se eles compram mais reanimam a economia. Mas como estão com medo do futuro, compram menos, se endividam menos. 

E a profecia se auto-realiza. Como acham que o futuro vai ser pior, o futuro se efetiva pior.

A economia brasileira só vai reanimar quando as pessoas passarem a consumir mais. 

Isto é óbvio. Mas como isso pode acontecer? Do que depende?

Das pessoas comprarem mais, sem gerar inflação. 

Como isso pode acontecer?

"Espere nos próximos capítulos". (kkkk)

 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...