Indecisão em relação a que?

Nos mapeamentos da posição dos parlamentares com relação ao processo de impeachment da Presidente há um grande número de indecisos.

Aparentemente são indecisos em relação ao seu voto, a favor ou contra o impeachment.

Na realidade a indecisão é sobre qual vai ser o lado vencedor. 

Cada um dos indecisos está esperando a decisão do colega, para tentar avaliar qual será o lado vencedor. Eles estão atentos para sentir em que direção sopra o vento.

O lado a favor de impeachment terá mais votos do que os contra, mas poderá não ter os 2/3 necessários para aprovar o impeachment.

O processo ainda tem várias batalhas, de tal forma que o indeciso quer avaliar a posição dos jogadores em cada uma delas. Mas o que interessa é a batalha final. Que ocorrerá no plenário do Senado, que chegar até lá.

Dadas as mudanças diárias das circunstâncias os indecisos seguirão indecisos, até o momento final em que terão que se posicionar.

A próxima batalha é na Comissão Especial do Impeachment onde a posição a favor de impeachment seria majoritária. Já no plenário, a situação ainda é indefinida. Porém a definição dos votos dos membros na Comissão de Impeachment poderão ser definitivos. Serão contabilizados de um lado ou de outro.

Em plenário há alternativa do indeciso ser um "fujão". Mas se faltar à primeira chamada, será caçado para votar em segunda. Se faltarem poucos votos essa caçada irá virar guerra.

Se o processo passar para o Senado, a condição numérica atual é favorável à Dilma. Ela só precisa de mais um voto, para evitar o impeachment definitivo. É só um "votinho". Mas que instrumentos terá para conseguir. E como poderá conter eventuais defecções?  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...