Heranças benditas e malditas de Haddad

A prinicipal herança bendita de Fernando Haddad são as condições da divida com a União, renegociadas por ele junto ao Governo Federal.
Deixa também um bom Plano Diretor do Município, embora sejam necessários alguns ajustes para eliminação ou mitigação de distorções de caráter ideológico. 
O conceito básico do referido plano é o desenvolvimento urbano orientado pelo transporte. É um modelo aplicado em diversas cidades do mundo, embora não tenha unanimidade.
Por esse modelo a cidade cresceria pelo adensamento verticalizado, com uso misto do solo, em torno das estações do transporte coletivo de massa. 
Como consequência dessa regulação urbana, a cidade se concentraria em torno das estações metroviárias. O restante do centro expandido teria um adensamento e verticalização menor, com tendência de manutenção das condições históricas, o que pode ter o efeito de preservação histórica e cultural, mas também o de estagnação. 
A expansão periférica tenderá a ser contida, mas a configuração futura da cidade, dentro dessas regras dependerá das velocidades diferenciadas da valorização imobiliária. 
A herança é bendita, mas novo Prefeito terá que saber planejar adequadamente a evolução da cidade dentro desse contexto. E precisará muito do apoio do Governo Estadual, ou da parceria com o mesmo, para algumas transformações substanciais no sistema de transportes coletivos. Como, completar as linhas metroviárias em andamento, criar uma linha metroviária paralela ao ramal sul da CPTM, completar o monotrilho da linha ouro, com recursos da operação urbana Agua Espraiada, implantar uma linha de VLT no corredor de onibus da Av Berrini, etc.  O abandono por Fernando Haddad dessa operação urbana, acaba sendo uma herança bendita. 

As heranças malditas estão projetos da marca Haddad que Doria poderá dar continuidade, alterar ou abandonar. O que implicará em desgastes políticos e de imagem. No apagar das luzes, Haddad fez reemergir o inviável 'Arco do Futuro' apenas para gerar um problema adicional ao seu sucessor. Mas Doria poderá cair na armadilha.

As maiores heraças malditas estão em projetos abandonados ou não efetivados. O mais importante é o da urbanização das áreas dos mananciais, idealizado por Kassab. Tem todo um plano de corredores de onibus para implantar, sem perspectivas de ter apoio federal. O déficit de creches é outra herança maldita. O mau serviço público de saude, outra.

Do ponto de imagem pública a herança maldita mais critica é a "cracolandia".Não há possibilidade de solução de médio prazo, segundo a visão dos direitos humanos.  Essa é comprometida pela corrupção. Qualquer outra solução será caracterizada como 'higienista'. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...