Empresário cidadão e Cidadão empresário

Empresário cidadão é aquele como empreendedor prioriza os resultados da sua empresa, dos seus negócios a favor dos compradores, sejam consumidores ou usuários dos seus produtos.
E vai além, os efeitos da sua cadeia produtiva, a favor do desenvolvimento territorial (seja local, regional, nacional ou até mundial), dos empregos e da economia como um todo. Estes mensuráveis segundo a sua participação no comportamento do PIB.
Os seus principais indicadores não são o lucro, o EBTIDA e outros indicadores do desempenho econômico e financeiro. Esses são importantes mas adjetivos para um resultado maior que é a sua contribuição como gestor empresarial para o desenvolvimento da sociedade. 
Atualmente, a responsabilidade do empresário cidadão deve abranger os impactos da sua atividade sobre o meio ambiente, principalmente, os impactos climáticos. E também as suas relações com o trabalho, evitando demissões imotivadas, assim como manutenção de condições de trabalho degradantes.

Por outro lado o cidadão empresário é o que se envolve ou se dedica a atividades culturais, sociais e até políticas. São atividades extra-empresa, mas que são financiadas pelas suas atividades econômicas. 

O empresário que monta ou financia uma ONG dedicada à retirada de crianças das ruas, à recuperação de drogados e outras ações assistenciais não é um empresário cidadão, mas um cidadão empresário. No fundo deveriam ser a mesma coisa, mas com formas de atuação diferentes. Mas isso nem sempre ocorre. 

Há vários casos conhecidos de empresários não cidadãos, que não cuidam dos seus impactos sobre o meio ambiente, exploram os trabalhadores, enganam os seus consumidores e criam programas sociais e outros, para mascarar a sua não cidadania como empresário.

O empresário que se envolve em política, ingressa em partidos políticos e pode concorrer às eleições e até ser eleito, pode não ter objetivos cidadãos, mas corporativos, na defesa do interesses da sua empresa ou do seu setor.

O cidadão empresário que participa ou deseja participar da ação política é movido pelo objetivo, não corporativo, de melhorar os quadros políticos. Voltados à melhoria da sociedade, das pessoas, com atuação séria e honesta. 

Como tal, poderá participar diretamente do processo político, como apoiar pessoal e financeiramente as atividades políticas cidadãs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...