Brasil que Queremos, do passado, do presente e do futuro

O Brasil do Futuro, que queriamos nos anos cinquenta foi alcançado e chegou ao  auge nos anos oitenta. A partir dai, com a abertura do mercado, entrou em contínua decadência. A indústria brasileira passou a perder sucessivamente participação dentro do PIB, iniciando um processo de desindustrialização, que foi pouco notado, em função do crescimento do produtos e dos empregos gerado pelos demais setores.

O Brasil Industrial já é o Brasil do Passado.

O Brasil do Presente é o Brasil do Agronegócio, o segundo maior produtor de alimentos do mundo, com a liderança ou no pódium em vários produtos, como o suco de laranja, soja, carnes e outros.

O Brasil tem um papel e uma responsabilidade de alimentar o mundo, de contribuir para vencer a fome no mundo e, ao efetivar essa responsabilidade pode transformá-lo numa oportunidade para dinamizar o seu crescimento.

Em que pese o menor crescimento  da demanda de paises consumidores, principalmente a China, refletindo-se nas cotações internacionais, há um mercado e o Brasil pode dobrar a produção de grãos. 

Esse incremento de produção agro-pecuária puxa a produção à montante, demandando fertilizantes, defensivos, vacinas e outros insumos industrializados, máquinas, implementos agrícolas e investimentos na infraestrutura logística, principalmente em ferrovias e portos. 

O Brasil pode aumentar - rapidamente - o nível de investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo - FBCF) mediante a viabilização das concessões em logística vinculada ao agronegócio. 

O agronegócio tem mercado e tendo mercado pode produzir. E essa produção precisa ser transportada, precisa ser escoada. 

A produção agropecuária dá margem ainda ao beneficiamento e industrialização primária dos produtos, agregando valor e empregos. 

O Brasil exporta suco de laranja e não a fruta. Exporta carne de frango e suína, transformando o milho. Exporta etanol e não apenas cana de açúcar. Pode aumentar substancialmente os produtos industrializados do agronegócio: a curto prazo.

A saída para a crise, a curto prazo, está no agronegócio. A dinamização do agronegócio corresponde ao Brasil que Queremos no Presente.

O Brasil do Futuro já está configurado, no presente, mas pouco considerado sufocado pela crise das contas públicas e da prioridade à reindustrialização.

O Brasil do Futuro será fundado nos serviços que já representam cerca de 50% do PIB e 60% dos empregos, sem contar com as atividades comerciais.

Os serviços podem ser desdobrados em 4 grandes segmentos:
  1. os que se agregam aos produtos físicos (agrícolas ou industriais), com os seus custos embutidos nos preços finais pagos pelos consumidores pelos referidos produtos;
  2. os que se baseiam no trabalho pessoal, não de caráter intelectual ou artístico;
  3. os que se baseiam no conhecimento ou criação artística das pessoas, compondo a chamada economia cognitiva ou economia criativa;
  4. o turismo
Os setores estratégicos para impulsionar o crescimento são os dois últimos: a economia cognitiva e o turismo. 

É importante discutir como dinamizar esses dois setores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...