Tem conserto?

Diante da crise econômica, as pessoas da classe média emergente estão desesperançados e acham que o Brasil não tem conserto.
Acham que o Governo não tem condições de consertar porque todo político é ladrão.
A crise econômica pode ser resolvida pelo setor privado, com pouca interferência governamental. O déficit fiscal significa que o Governo não tem recursos para interferir na economia. O setor privado pode ocupar os espaços e  promover o crescimento, desde que resolva não  esperar pelo Governo, seja para gerar benefícios, como para eliminar entraves que ainda resistem, como a CLT, a elevada carga tributária e outros componentes do Custo Brasil.
Esses entraves não vão ser eliminados porque os políticos não deixam. Seja por representar interesses sindicais, como próprios.
A crise política só poderá ser resolvida em 2018 com as eleições gerais para o Congresso Nacional. 
A quase totalidade do Congresso é tomada pelos políticos fisiológicos, eleitos democratica e legalmente pelos respectivos colégios eleitorais.
Em 2018 eles poderão voltar ao Congresso, sufragados pelas urnas ou substituidos por outros, mas do mesmo padrão.

A grande solução está numa renovação do Congresso Nacional, mediante a eleição de deputados e senadores "sérios". Assim entendido políticos que se candidatam sem o objetivo de roubar.

A primeira condição é atrair para a política e para a disputa eleitoral "gente séria" com densidade eleitoral. 

Por que essa "gente séria" aceitaria se aventurar numa campanha eleitoral?

Essa gente só aceitará esse encargo se estiver envolvido numa ou mais bandeiras ou proposições que façam sentido para os seus eleitores. 

Quais seriam essas bandeiras efetivas pelas quais essa gente séria estaria disposta a entrar na política?

Não podem ser propostas genéricas que todo mundo concorda, como educação de qualidade, melhor condição de vida, saude, segurança pública e outras. 

Combate à corrupção será um tema importante, mas se todos o defenderem quem será eleito?

O PT se propôs hà 30 ou mais anos atrás a estabelecer um Governo ético e socialmente justo, mas usou este segundo para se eleger e implantar o maior esquema de corrupção da história brasileira.

O PT não tem mais a aura de "gente séria". Os petistas são vistos como "ladrões" como todos os demais. Alguns ainda são vistos como os que roubam para a causa social. Outros que usam a causa social para se enriquecer pessoalmente.

A Rede de Sustentabilidade substituirá o PT?

Ou continuarão sendo eleitos os assistencialistas e populistas. Os que enganam os eleitores com falsas promessas?

Para o Congresso os temas serão nacionais mas para os eleitores interessa o rebatimento regional ou local. 

Quais são esses temas e quais são as divisões de visão sobre os mesmos?

Esse é o grande desafio que tentaremos enfrentar aqui,  nos próximos tempos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...