A ponte e o mar

As fotos do acidente com a ciclovia da Avenida Niemeyer na orla do mar, mostram as vigas de suporte do tabuleiro intactas. Os cálculos estruturais se preocupam com a capacidade das vigas de suportarem as intempéries, no caso as ondas, e o peso do tabuleiro. Por si e quando carregadas pelos veículos transitando por esse.

A tecnologia é de preparação do tabuleiro no canteiro da obra e seu assentamento sobre as vigas. Tudo em concreto e sem amarração. Essa seria desnecessária, uma vez que se prevê, a partir do projeto, o encaixe perfeito do tabuleiro sobre as vigas. E a segurança pela lei da gravidade. É o próprio peso que garante a estabilidade.

Aparentemente as forças das ondas levantaram o tabuleiro e que caiu inteiro, como se fosse um papel ou uma tampa  de isopor. O peso do tabuleiro, que não temos aqui, mas é considerável, não "foi páreo" para as ondas. 

Não houve desabamento, no sentido clássico. Simplesmente as ondas levantaram o tabuleiro tirando-o do lugar. E não foi um simples deslocamento. Leventou-o por inteiro e jogou ao precipício no refluxo.

Ocorrido o acidente logo surgiram interpretações sobre erro de projeto ou de construção. Os projetistas - num primeiro momento - argumentam que não há registro nos últimos anos cem ou mais anos de ondas tão fortes como as que ocorreram no dia 21 de abril de 2016. 

A avaliação dos riscos é feita pelos chamados períodos de recorrência e esses, provavelmente, não indicaram tamanho furor das ondas no local. O que pode ter acontecido é que exatamente no local, que é onde está Gruta da Imprensa, não tenha sido feita a medição. 

A empresa construtora é tradicional e a principal empresa nacional especializada em obras em encostas, inclusive costões junto ao mar. Ela não soube se defender e deixou difundir informações equivocadas e referencia a parentescos que nada tem a ver com a sua contratação. 

Mas, sem dúvida, há fatores adicionais aos técnicos.  E um deles é bem conhecido. A contratação de engenharia pelo menor preço.  Mas não é o que interessa à midia e à sociedade. Que continuam na ilusão de que tudo deve ser comprado pelo menor preço, independentemente da qualidade.  

O que provavelmente irá se constatar é que não havia amarração do tabuleiro às vigas. E a discussão será se deveria ou não ser prevista uma  amarração. 

Como sempre discutir a colocação da fechadura de segurança após a porta ter sido arrombada com facilidade. 

E emergirão outras questões, inclusive teorias conspiratórias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...