BRASIL2022 - DO PAIS QUE TEMOS PARA O PAIS QUE QUEREMOS





 #ProjetoBrasil2022

Pensar e discutir o futuro do Brasil é responsabilidade e missão de todo empreendedor e empresário

Nos sete anos que faltam para a comemoração do bicentenário da independência do país temos a oportunidade de discutir como transformar nossa nação em um país socialmente justo, economicamente forte, ambientalmente sustentável, politicamente democrático e eticamente respeitável, os cinco pilares do Projeto Brasil 2022 – do País que Temos ao País que Queremos lançado em 2003 pelo PNBE.
É necessário que nos mobilizemos todos para pensar o que precisamos fazer a longo prazo – não tão longo, apenas sete anos. Esta discussão deve envolver cada empreendedor e empresário, pela relevância de seu papel e de sua liderança onde atua. Não se trata de impor uma opinião, mas de criar ampla discussão sobre os caminhos do país para poder formar um consenso político e social sobre as transformações necessárias ao país, superando os desejos individuais. Nossa proposta é que a discussão ocorra em torno dos cinco pilares do Projeto Brasil 2022.
O que é um Brasil socialmente justo? Consideramos que seria aquele em que toda população tem acesso a serviços públicos básicos e de qualidade, independente de sua origem e nível de renda. Quais os caminhos possíveis: estabelecer verbas orçamentárias, vinculadas ou não, para alcançar esta meta? Priorizar a educação? O saneamento público? A saúde? Reduzir o custo da máquina pública para dispor de mais recursos? Ampliar legislações punitivas ou de favorecimento a grupos discriminados como as relativas à igualdade racial, de gêneros, repressão à violência? Ou?
O Brasil economicamente forte é uma economia com crescimento sustentado e menos vulnerável a crises internacionais. A questão à refletir é como chegaremos lá, será pelo caminho do desenvolvimento focado na industrialização voltada para o mercado interno? Será a reorientação a indústria para suprimento mundial? Será de um Brasil das commodities?
O Brasil ambientalmente sustentável é definido por alguns indicadores básicos, como: volume de emissão de gases de efeito estufa; preservação de vegetação original; reposição de material utilizado; disponibilidade de água potável utilizável, saneamento generalizado. Quais rumos tomar? Como chegar ao consenso nesta questão?
O Brasil politicamente democraticamente implica em melhorar a representatividade dos eleitos por meio de Reforma Política, de modo que as propostas e ações correspondam às necessidade e objetivos gerais e deixem de privilegiar grupos políticos, econômicos ou corporativos. Como chegar lá: reforçar o presidencialismo com efetiva independência e separação dos Poderes? Implantar o parlamentarismo? Mudar o sistema eleitoral: voto distrital, distrital misto, em partido, aperfeiçoar o sistema atual? Reduzir a influência econômica na eleição? Diminuir a centralização do poder ampliando responsabilidades e recursos dos municípios? Criar clausula de barreira? Reduzir a dimensão e os gastos do Poder Legi8sllativo? Diminuir o número de cargos em comissão a um mínimo? Ou?
Como conquistar um país eticamente responsável? Por meio da defesa e promoção de cultura ética na sociedade, no poder público, nas empresas e entidades e na vida pessoal? Corrupção – como reduzir? Qual o real impacto? Punição aos corruptos em qualquer atividade? Eliminação da diferença no tratamento da justiça para autoridades e políticos? Como tirar a impressão de que os empresários são os grandes culpados da corrupção e não os políticos e agentes públicos? A maior parte da corrupção em relação a agentes do Governo começa ao contrário, com extorsão por parte do agente público: como reagir? Aceitar e entrar no jogo? Recusar, denunciar e sair do jogo? Recusar e tentar ficar no jogo? A Lei Anticorrupção criou novos desafios para as empresas: como evitar os riscos num país onde quase tudo funciona a base de propina?
Cada um dos caminhos tem seus prós e contras, seja em relação à eficácia, ou seja, de influenciar na obtenção das metas ou visões ou de viabilidade. No entanto, acreditamos que seja hora de reinventar a gestão pública com criatividade e participação da sociedade civil.

Mário Ernesto Humberg - 1º coordenador
 
Sobre o PNBE – O Pensamento Nacional das Bases Empresariais é uma associação de empresários fundada no início da década de 90 com o objetivo de lutar por um País com justiça social, distribuição de renda e crescimento econômico sustentável. A entidade é totalmente independente, por não receber verbas públicas. Entre as bandeiras defendidas pela entidade, destacam-se transparência no destino das verbas públicas, reforma política, combate à corrupção, e modernização do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...