Ocaso de uma etapa mágica

Da mesma forma que uma conjunção de fatores propiciou a emergência e permanência por mais de duas décadas do "marketing político", outra conjunção está promovendo o seu ocaso.
As duas próximas eleições irão mostrar o seu grau de sobrevivência ou o seu desaparecimento. Ou, o que é mais provável a sua transformação.

O marketing politico substituiu a propaganda política. Nesta o candidato ou partido procura mostrar o que é, o que pensa. Produz peças publicitárias, usa os meios de comunicação para que o eleitor o conheça e o escolha.

O marketing parte da pesquisa e interpretação dos pensamentos, visão e, principalmente, do imaginário dos eleitores. Sempre com uma visão fragmentada dos diversos segmentos ou grupos. 

A partir dai gera mensagens e imagens que alacancem às expectativas dos segmentos, tanto a favor como contra.

O bom "marketeiro político" reune a capacidade de perceber e interpretar "corações e mentes" dos eleitores e produz mensagens que: de um lado, os conquistem e de outro minimizem as reações contrárias. Caminhou para uma trilha adicional, a partir da mesma percepção do "imaginário popular": a desconstrução do adversário, colando nele elementos negativos, buscando comprometer a sua imagem. 

O bom marketeiro tem a capacidade de, a partir da percepção do mercado, isto é, do eleitorado, produzir imagens e mensagens do seu produto que agrade muitos e desagrade poucos. E trabalha para colocar nos adversários, o oposto.

O resultado é que o marketeiro não permite que o seu produto, vale dizer o seu candidato (considerado como cliente), diga tudo o que pensa. Ele é orientado para dizer o que mais agrada  e também o não dizer o que desagrada.

Isso achatou as campanhas políticas onde todos dizem a mesma coisa, que - supostamente - agrada ao eleitorado. E evitam dizer o que desagrada.

João Santana elevou esse processo ao máximo. Com isso reelegeu Lula, elegeu e reelegeu Dilma, elegeu Haddad e, em outros países, elegeu os candidatos que interessavam à Odebrecht.

A sua prisão se conjuga com outros fatores que reduzem  os recursos para a  plena realização das estratégias do marketing político.

A indagação, a partir do colapso ou ocaso dessa etapa ou desse modelo é que o substituirá? Porque as eleições continuarão ocorrendo, as campanhas políticas também, com a necessidade dos candidatos e politicos se comunicarem com o eleitorado.

Voltar-se-á aos velhos esquemas de propaganda? O marketing político sobreviverá, com nova roupagem ou um novo processo ou modelo advirá?

O desejável (pelo menos do meu ponto de vista) é que se retorne à base, com os candidatos apresentando as suas idéias, as suas propostas, buscando que elas sejam majoritárias, mas não tomadas com a preocupação de que sejam impopulares, ou desagradem a uma parte do eleitorado. Política não pode ter unanimidade. Precisa ter divisão, com a vitória temporária de um partido. Alternância é uma condição básica da democracia. 

Um projeto de país, de Estado, de Municipio ou de cidade não deve ser substituido por um projeto de poder.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...