O Brasil Politico visto por inteiro (1)

Você está estarrecido, indignado? Está horrorizado e envergonhado com o que assistiu na sessão de admissão do impeachment na Câmara dos Deputados no domingo passado? Fica irritado quando lhe dizem que "aquilo" é o retrato do Brasil? Afinal vc que é paulista ou até paulistano acha que não tem nada com isso. Eles não foram eleitos com o seu voto. O que é fato. Eles foram eleitos pelos eleitores de cada Estado. Os paulistas que tem a maior bancada são responsáveis por 70 dos 513 deputados: cerca de 14% do total. Mas quem os elegeu são tão brasileiros como você. São tão cidadãos como você. E tem direito a voto, embora o deles valha mais que o seu, paulista.Você pode achar que não é o retrato de São Paulo. Mas São Paulo é apenas uma parte do Brasil. E o que se viu foi o retrato do Brasil por Inteiro.

Você que é leitor deste blog faz parte da opinião publicada. Essa é uma pequena parte da opinião pública, que é informada pelos jornais, pelas revistas e pelo rádio e televisão. A realidade ao qual vc tem acesso é filtrada pelos meios de comunicação. Esses só focam algumas lideranças, que estão sempre presentes. Há uma contrapartida da parte deles que é serem fontes de informações aos repórteres e colunistas. Por esses meios vc fica sabendo que existe um "baixo clero", mas esse só é visível em pequena parte. Alguns ficam mais conhecidos quando são presos. Ou quando uma das suas lideranças, assume o poder dentro da Casa, trabalhando pelos seus interesses. Que são paroquiais. Nem partidários, nem nacionais. 

O "baixo clero" emergiu por inteiro na sessão da Câmara, acompanhada pela opinião publicada. Seja por canais pagos, cada vez mais disseminados, como pelos canais abertos. E o Brasil Político real, o Brasil representado pelos votos dos eleitores se mostrou por inteiro, ao vivo e a cores.   
Não adianta querer que eles façam a reforma política que você, enquanto opinião publicada, quer.  Se o fizerem será uma reforma que lhes garanta a reeleição. E o novo Congresso  poderá vir renovado. Pior do que o atual. É o que tem acontecido nos últimos anos. Cada mandato tem sido pior que o anterior.

Então vc imagina que uma Constituinte exclusiva vá resolver. Mas lembre-se que os constituintes precisam ser eleitos pelos mesmos eleitores que elegeram aqueles que vc acha que deram "vexame". E estabelecer que os Constituintes não poderão ser eleitos para mandato normal pode ser uma salvaguarda. Mas não suficiente.

Ai vc pode pensar que uma ditadura resolveria. Mas a homenagem de Bolsonaro ao mais notório torturador da ditadura militar lhe deixa arrepiado. 

E a ditadura militar no Brasil que ficou pouco mais de 20 anos no Poder, de forma autoritária e violenta, não depurou o Congresso. Ao contrário buscou no coronelismo político a formação de uma base de sustentação política, gerando mecanismos que deram margem à ampliação e consolidação do "baixo clero".  

(em um próximo artigo, tentaremos analisar como isso ocorreu)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...