As próximas etapas

Com a condenação dos executivos da Odebrecht a Operação Lava-Jato encerra uma importante etapa. A condenação do componente empresarial privado do ramo construções pesadas dentro do esquema do "petrolão". O componente político que organizou e operou o esquema tem o seu principal executivo também preso, por não gozar de foro privilegiado. Os demais que tem foro privilegiado estão fora do alcance do Juiz Moro. 
Completada essa etapa que envolveu 23 fases a Operação Lava-Jato vai seguir novos rumos, sendo que a 24ª já está dentro dessa: abrange o ramo fornecimento de navios sonda e plataformas de produção de petróleo, através  do qual a  Operação pretende chegar ao dirigente-mor  do esquema. 

A raiz da Operação Lava Jato é da lavagem de dinheiro feito por um grupo de doleiros, chefiado por Alberto Yousseff. Do tronco saiu o principal galho que é a Petrobras, mas há vários outros, que estão sendo assumidos ou atribuidos a outras jurisdições.

Há um grande movimento subterrâneo para que os demais galhos não fiquem sob a jurisdição do Paraná. O que ficará nessa? E quais serão as consequências de descentralização?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...