Agricultura familiar x patronal (3)

A produção da agricultura familiar tem 3 destinos principais:

  • auto-consumo;
  • industria de processamento;
  • mercado interno, "in natura" ou semiprocessado.


A produção direta para exportações seria pequena, limitada a algumas produções de grãos no sul do Brasil, e de café, em todas as regiões produtoras.

Mesmo o auto-consumo, requer a geração de excedentes para a aquisição de insumos (sementes ou rações), matrizes e outros produtos. Em geral, a trocas são feitas em feiras ou mercados locais, com uma cadeia produtiva curta e, grande parte, não é capturada pelas estatísticas oficiais.

A destinação às indústrias é a principal, como ocorre com o leite produzido pelas pequenas fazendas da agricultura familiar. A produção é recolhida pelas indústrias de processamento, tanto as mantidas pelas cooperativas dos produtores, como das multinacionais.

A criação de aves para corte, assim como de ovos, e a de suinos, tem sido organizada predominantemente no sistema de produção integrada, com a agricultura familiar, fazendo a engorda dos animais, com os insumos fornecidos pela indústria, tendo em contrapartida a entrega dos animais engordados para ela. 


A produção de arroz, feijão e agora a mandioca são destinadas ao mercado interno. Mas tendem a ser beneficiadas por grandes indústrias que distribuem os produtos selecionados, classificados, fracionados e embalados, prontos para a venda no varejo. Não são mais enviadas a granel diretamente pelos produtores aos mercados.

A agropecuária voltada às exportações é de grande porte, com alta tecnologia e pouca geração de empregos. Mas são empregos bem remunerados e com grande capacidade de consumo.

O desenvolvimento regional requer a retenção dessa renda na própria região. E para isso deve prover uma oferta suficiente e adequada.

A pequena produção agrícola precisa se voltar para atender a essa demanda, promovendo a multiplicação da renda.

A inserção da agricultura familiar nessas cadeias produtivas alimentares lhe propiciará condições de expansão, levando-a a superar os limites regulatórios como agricultura familiar. 

Essas não devem ser limitações para o crescimento. 

(cont)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...