O Brasil Politico visto por inteiro (4)

A sessão da Câmara dos Deputados de 17 de abril, mostrou que em torno de uma só questão básica há diferentes visões e valorações. 

A essência que é ocorrência de indícios ou suspeita de prática de crime de responsabilidade da Presidente, um processo judicial foi soterrada por outras questões, algumas relacionadas com a questão principal, outras não.

O PT e seus parceiros buscam distorcer o fator ético, colocando o "bandidão" do Eduardo Cunha contra a "honrada" Presidenta. Versão só aceita pelos partidários que não chegam a 120 deputados, mas conseguiram a adesão de um pequeno grupo do "anti-Cunha".

O que prevaleceu foi uma disputa de poder, com o grupo a favor do impeachment assumindo nitidamente a ponta e provocando o efeito mandada, ainda que sem a "explosão da boiada".

O Governo e o PT tentaram cooptar os supostos indecisos. Seja pela tentativa de mobilização social, pela distribuição de cargos, como pela atuação de Lula, diretamente junto aos deputados. 

Aqueles conversaram com os dois lados, mais para avaliar de que lado estava a força, e votaram no lado vencedor. Queriam ou querem ser "amigos do poder". Querem sempre ficar ao lado do poder. Alguns apostaram errado e vão sofrer "os rigores da lei" reservada aos não amigos. Mas provavelmente a punição principal será a não reeleição. 

O eleitorado, mesmo dos grotões, não tem dúvida quanto ao caráter de Eduardo Cunha, mas também não acreditam que Dilma esteja inteiramente isenta dos mal-feitos praticados pelos governos do PT.

A versão ética prevaleceu sobre a visão social. 

A maioria dos deputados envolvidos em "mal-feitos", alguns já indiciados, outros não, adotou - cinicamente - um "voto anti-corrupção", na expectativa de que não serão alcançados pelos jatos de Curitiba. 

Aqueles do baixo clero raciocinam prioritariamente com a perspectiva da reeleição. Agora mais importante do que nunca. A sua expectativa é manter o foro privilegiado e ficar no fim da fila. E que com isso não chegue a vez dele. Se não forem reeleito, em 2019 estarão ao alcance do juiz Sérgio Moro ou de qualquer outro juiz de Primeira Instância. 

O risco é alto e precisa ir na onda do seu eleitorado e manter-se "amigo dos amigos do Rei". 

Lula custou a perceber que é um rei destronado. E rei sem poder não tem como obter a adesão por expectativa de benefícios. Só tem a oferecer luta, na oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...