A pergunta errada

O sempre brilhante jornalista Fernando Gabeira - que está fazendo um trabalho fantástico - percorrendo o Brasil em sua coluna habitual do Estadão, sob o título "Corda em casa de enforcado" faz a pergunta errada: "Quanto tempo os políticos brasileiros vão levar para entender que o jogo acabou?"

Enquanto estiverem jogando o mesmo jogo, com o apoio da torcida que os reelege sucessivamente ou elege os seus sucessores, da mesma laia, o jogo não terminará ou como dizia o lendário Vicente Mateus, "o jogo só termina quando acabar".

Quem pode mudar o jogo não são eles, mas os eleitores, que podem tirá-los do campo.

Aparentemente é muito simples: basta os eleitores não elegerem os mesmos. Tão simples como a regra básica para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores: comprar na baixa e vender na alta.

Como e quanto tempo os eleitores brasileiros irão levar para não eleger esses "quadrilheiros": líderes e asseclas?

Terão uma grande oportunidade em outubro de 2018, mas as pessoas conscientes desse jogo político devem fazer, para que os eleitores não repitam os mesmos votos.

O que não pode é ficar apenas lamentando a paciência ou conformismo dos eleitores, principalmente os de baixa renda e baixa escolaridade, que compóe a maioria do eleitorado.

Ou ficar cultivando a ilusão de que todo voto é comprado ou manipulado?

A pergunta correta é "quanto tempo os eleitores brasileiros vão levar para entender que não devem eleger os mesmos políticos brasileiros?".

E a pergunta complementar: o que e como fazer para que os eleitores entendam? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...