A globalização é um processo empresarial

Globalização não é uma questão macro econômica, mas resultado das estratégias e ações das multinacionais, principalmente as grandes norte-americanas, em fragmentar as suas cadeias produtivas, por diversas partes do mundo.
Começou logo após o término da Segunda Guerra, como estratégia norte-americana, para conter a expansão comunista na Ásia e teve dois resultados geo-econômico e político importante: o desenvolvimento econômico japonês, cujas principais empresas adotaram o mesmo modelo de globalização e o uso dos demais países asiáticos (com exceção da China), como plataformas de exportação.
Promoveu a "era de ouro" da economia mundial, a concentração da riqueza sob controle das multinacionais e a total extensão da globalização, até o início dos anos oitenta. 
Em todos os casos dos países asiáticos, principalmente Taiwan, Coreia do Sul e Cingapura, o modelo criou empresas nacionais, que cresceram dentro do modelo da globalização, como a Acer, Samsung, LG, Hyundai, Jurong e outras, e o desenvolvimento de um mercado interno. Em função do tamanho reduzido das respectivas populações, esse crescimento não levou esses países ao grupo das maiores economias.

A grande mudança no modelo ocorre, com o ingresso da China, aceitando o modelo de plataforma de exportação, atraindo as multinacionais para a produção em território chinês, para suprir os mercados desenvolvidos, principalmente o norte-americano. 

Diversamente do ocorrido com os demais países asiáticos - exceto o Japão - com uma enorme população, o desenvolvimento do mercado interno chinês, trouxe o pais para o grupo das maiores economias mundiais, com a possibilidade de assumir a liderança. E formou grande empresas  chinesas que, inicialmente, voltadas apenas para o mercado interno, sem seguindo o caminho da globalização, algumas por crescimento orgânico e outras por aquisições. A mais conhecida é da Lenovo, uma empresas do setor de computadores que ingressou no mercado mundial, através da compra da linha de note-books da IBM.
As principais aquisições empresariais mundiais tem sido feitas por empresas chinesas, com o da Syngenta, pela ChemChina, uma operação de US$ 43 bilhões, na qual a estatal chinesa superou a oferta da norteamericana Monsanto. A Syngenta - de origem suiça - é um conglomerado altamente globalizada, com importante operação no Brasil. 
No setor de ar condicionado, a chinesa Midea comprou a operação brasileira da Carrier, uma das empresas ameaçadas - nominalmente - pelas suas intenções de investir no exterior. 
Diante das intenções de Trump, algumas já em execução, as multinacionais norte-americanas vão se retrair da sua atuação global e tenderão a vender os seus negócios fora dos EUA. As empresas chinesas, na sua maior parte estatais, serão as principais ou únicas compradoras. 

A globalização - sob Trump - não deverá se retrair, mas pode se ampliar, porém com uma nova cara. Ou melhor com novos olhos: mais puxados. 

Quem vai cantar de galo não será Trump, mas o próprio: o do ano chinês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...