4ª Revolução Industrial e Trabalho HUmano


A 4ª Revolução Industrial envolve a maior aplicação de modernas tecnologias na produção, proporcionando maior produtividade física. Condição fundamental para a melhoria da competitividade empresarial. Em função da localização territorial das empresas, pode caracterizar uma competitividade nacional.

A incorporação tecnológica, no entanto, não promove, necessariamente, a eficiência econômica, em função dos custos com a introdução tecnológica, seja pelos investimentos necessários (capex), como pelos custos operacionais (opex). 

A eficiência econômica poderá ocorrer tão somente quando integralmente amortizado o capex. Pode então ocorrer que nesse meio tempo, as tecnologias adotadas tenham sido ultrapassadas por novas e a empresa tenha que investir novamente. 

Os avanços tecnológicos são reais e constantes. Porém a sua efetiva aplicação nos negócios dependerá de avaliações econômicas, nem sempre racionais. As novas tecnologias tem uma sedução que pode obnubilar as decisões racionais.
E a conquista de mercados não será pela relação custo/benefício, mas apenas pelas perspectivas de benefícios. 

Por exemplo, utilizar o "big data" envolve o investimento em megacomputadores e depois os custos de energia, pessoal e outras despesas. A empresa pode contratar apenas serviços, sem necessidade de investimento. Mas no custo dos serviços estará incluída a amortização dos investimentos.

O impacto não será generalizado, porém afetará as atividades produtivas realizadas em grande escala e não a totalidade das atividades.

As produções em grande escala buscam o atendimento do mercado global, sendo uma das principais bases da globalização. 

Ou seja, foi a globalização que propiciou o desenvolvimento das tecnologias que hoje compõe a 4ª Revolução Industrial e serão essas que poderão sustentar a continuidade da globalização.



Algumas questões críticas diante desse quadro deverão ser avaliadas: 

1. O que ocorrerá com a produção em grande escala para suprimento mundial, diante do crescimento do modelo de comercialização "fast", como o implantado pela Zara, no setor de vestuários, uma das principais atividades globalizadas.

2. as novas tecnologias serão econômicamente viáveis para produções locais, comparativamente ao uso do trabalho humano?

3. como se organizarão as atividades industriais de produtos de montagem, como automóveis, computadores, máquinas e equipamentos, em geral?











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...