quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Cenários dos próximos passos (6)

Os trabalhadores assalariados, quer dizer, os regulados pela CLT (celetistas) foram a base inicial da formação do PT e da liderança da Lula. 

Os trabalhadores celetistas perderam a coesão, dos tempos da árduas lutas, nas ruas e nas portas das fábricas, com as melhorias alcançadas durante o Governo Lula: houve criação de milhares de vagas a cada ano. Também se enfraqueceram pelo abandono da luta sindical de muitos líderes que  se aninharam em cargos públicos, com elevados salários.

Os sindicatos e suas lideranças perderam a combatividade, acomodados com as receitas do "imposto sindical". As quais ainda financiam as mobilizações, através da "condução e lanche".

Lula promete reverter as mudanças, revogando a reforma trabalhista e a terceirização, apesar de saber que depende do Congresso. As suas promessas, nem sempre são realistas, mas isso não lhe importa.  O que importa é a sua aceitação pelo eleitorado.

Uma coisa é certa. Ele não tem mais a fidelidade, a unanimidade dos trabalhadores.

Um comentário:

  1. Parece que nós, povo brasileiro, em sua grande maioria, adoramos promessas irrealistas, ou seja, o famoso "me engana que eu gosto". Neste ponto, Milton Friedman aterrissa: não existe almoço de graça! Quem paga a conta?

    ResponderExcluir

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...