segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Plano estratégico para o agronegócio amplo (3)

O agro-serviços tem segmentos com mercado difuso com participação de um grande número de empresas independentes, pouco integradas setorialmente e outros altamente cartelizado, com poucas empresas com amplo espectro setorial.

O agronegócio, com a exceção da Rumo e de algumas pouco estradas vicinais, não participa diretamente da construção da infraestrutura, tampouco da operação da agrologística. 

Uma relevante questão estratégica é de como e quanto a agropecuária podem ou devem participar da agrologística? 

Sem perspectivas de poder contar com investimentos públicos terá que contar exclusivamente com recursos privados. 

A agropecuária terá que assumir a elaboração de um plano de "capilarização" do sistema logístico para atender ao agronegócio. E a partir dai negociar os investidores públicos e privados. 

Os "investidores públicos" serão os congressistas que poderão direcionar as suas emendas parlamentares para essa rede. Serão os poucos recursos públicos disponíveis para investimentos, em função do sistema político vigente.

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