quarta-feira, 12 de julho de 2017

O futuro da política brasileira (3) - mudanças no jogo de forças

Ontem apesar de todos os percalços e molecagem das "velhas senhoras" o projeto de alterações da legislação trabalhista foi aprovado. 
Com a sua aprovação, ala do PSDB pressionará para o desembarque do Governo Temer, associando-se de um lado com a oposição petista e de outro com a conspiração carioca que quer assumir o poder, na esperança de salvar o Rio de Janeiro. 
O dilema do PSDB é maior do que parece, não se limitando a manter ou não o apoio a Temer. Há grandes diferenças regionais (ou estaduais). 

O problema maior da base aliada está na divisão do PMDB, com a ala carioca se rebelando contra a cúpula para derrubar Temer e ver Rodrigo Maia assumindo o poder.

Essa ala tem o apoio da Rede Globo. Esta acha que o paulista Michel Temer não está tratando adequadamente o Rio de Janeiro.

Essa mesma visão levou o deputado peemedebista, com votos na Baixada Fluminense, Sérgio Sveiter a apresentar um relatório para afastar Temer da Presidência. 

Agora se soma uma entrevista de Armínio Fraga, dizendo que a eventual queda de Temer não afetaria a retomada. 

Na ocupação interina da Presidência Rodrigo Maia manteria Meirelles. Se assumir definitivamente, poderá trocá-lo por Fraga. Para o mercado não fará grande diferença, sendo que uma parte até o prefere. Do ponto de vista de política monetária e econômica não haverá substanciais mudanças. 

A principal diferença é que Meirelles é um paulista-goiano e Fraga é um carioca da gema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...