sexta-feira, 7 de julho de 2017

As tecnologias incorporadas nos produtos agrícolas

O principal potencial brasileiro está na produção agrícola, cujos principais produtos já incorporam tecnologia. Os produtos agrícolas ainda sofrem de preconceitos, sendo vistos como produtos primários, como se ainda fossem produzidos na base da enxada. 

Os produtos agrícolas exportados agregam um valor tecnológico relativamente maior que o dos produtos industrializados. A impressão equivocada decorre do baixo preço do produto por peso. Ou seja, o preço de um quilo de grão de soja é muito inferior ao do quilo de um avião da Embraer. Mas comparadas as toneladas totais da exportação de um produto e outro, o Brasil exporta mais tecnologia embarcada na soja do que nos aviões. 

A  soja brasileira é o produto brasileiro exportado com a maior agregação tecnológica.

A soja brasileira não é mais o mesmo feijão que os chineses plantavam e colhiam, ou continuam. A soja brasileira é um produto da tecnologia, incorporando avanços nas condições do solo e utilização da insolação, nas transformações das sementes, nas tecnologias dos processos de plantio, maturação e colheita, nos equipamentos utilizados, altamente automatizados e outras inovações. Associa a biotecnologia, as agrotecnologias e as tecnologias da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...