sábado, 7 de janeiro de 2017

O que vem antes? O carro ou o abastecimento?

O carro elétrico é anunciado como a grande solução para os impactos ambientais. Seria a forma das montadoras continuarem produzindo e vendendo os seus carros, apesar da oposição dos ambientalistas pelos impactos que os automóveis cau e o seu uso mais amplo: o alto custo do veículo e a parca rede de reabastecimento.
Tanto uma quanto a outra decorrem da baixa escala. A produção é ainda mundialmente pequena e para ressarcir os altos custos de desenvolvimento da tecnologia precisam vender a preços mais elevados. A produção de auto-peças específicas também sofrem o efeito da pequena escala. Se o mercado se desenvolver, se os compradores comprarem mais a produção pode aumentar, os custos ficarem menores e incentivar os consumidores a adquirir mais. 
Mas os consumidores, além do alto preço do veículo, enfrentam outra restrição. A dificuldade de reabastecimento. São poucos os postos de reabastecimento o que limita o seu uso.  
Por sua vez os postos são limitados porque a frota de veículos ainda é pequena e não seria economicamente compensador o estabelecimento de uma rede comercial.
Uma alternativa é o uso dos estacionamentos como postos de reabastecimento. 
Seria um serviço adicional a ser oferecido aos proprietários dos veículos elétricos. 
O problema, de momento, é o da precificação dos serviços e das tarifas a serem pagas aos distribuidores de energia elétrica 
Um avanço nesse sentido seria o de associar os serviços com os carros compartilhados.  Esse precisa de locais de estacionamento e seria uma alternativa para o carro elétrico. O usuário interessado não precisará comprar um carro elétrico, mas utilizá-lo de forma compartilhada, sem ter que se preocupar com o reabastecimento. E o custo desse reabastecimento será incluido na tarifa. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...