quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Ilusões sobre a reforma política

A opinião publicada do sudeste/sul defende uma reforma política baseada em ideais, em defesa do interesse nacional. O que não corresponde aos objetivos e interesses da opinião não publicada e dos seus representantes no Congresso. Como esse são maioria, aquela reforma politica idealizada pela elite paulista e seus seguidores jamais se efetivará como ela deseja.

Deverão ocorrer avanços, com a aprovação de alguns projetos que estão no Congresso. Particularmente um no Senado Federal, criando cláusulas de barreiras aos partidos menores e proibindo as coligações nas eleições proporcionais. Isso porque os partidos maiores perderam espaço, conquistados pelos partidos menores e esses ganharam independência em relação àqueles. Unidos constituem a maior bancada na Câmara dos Deputados. É o tal "centrão", que sempre pode rachar. Não é uma base confiável para o Executivo.

Mantidas as regras atuais, os partidos menores, somando os ideológicos e os fisiológicos, irão ganhando cada vez mais espaço em detrimento dos partidos maiores. Para barrar esse avanço, os partidos maiores, com apoio dos médios, deverão aprovar as restrições aos nanicos. Mesmo com a oposição dos estridentes nanicos ideológicos, que já tiveram tempo para demonstrar a sua representatividade. E não tem conseguido.

Já a restrição às doações empresarial das campanhas eleitorais poderá cair, porque o interesse majoritário do Congresso é pelo seu restabelecimento. Só será barrado se houver forte reação popular. Que poderá ocorrer pelas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...