terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Como dinamizar os serviços puros?

Os serviços puros, ou sejam, os que dependem essencialmente do trabalho humano, representam uma parcela significativa do PIB porque os consumidores compram ou usam. De toda forma, os prestadores de serviços recebem uma renda pelos serviços que prestam e a soma do conjunto integra o PIB. 
Os prestadores de serviços empregam trabalhadores e os gastos deles realimenta o consumo, tanto de bens como de serviços.

A redinamização da economia poderia ocorrer pelos gastos adicionais das pessoas, com serviços. A pergunta inicial é de onde viriam os recursos para esses gastos adicionais? Ou se é da renda atual, que gastos seriam prejudicados?

O mecanismo usual para antecipar gastos e dessa forma dinamizar o circuito econômico é o crédito. Como financiar as atividades de serviços? Como através do financiamento dos serviços dinamizar a economia?

O carnaval de rua em São Paulo, nesta temporada, mostrou um gasto adicional dos paulistanos na cidade. Teria incrementado a economia local, embora não no valor superestimado de 400 milhões de reais anunciado pela Prefeitura. No que foram gastos, o que movimentou a economia? Qual teria sido o efeito renda? Ou seja, o efeito secundários dos que receberam o dinheiro gasto pelos foliões? 

Os gastos com lazer podem ter um efeito econômico positivo. Mas para isso é preciso vencer os preconceitos gerados pelos industrialistas de que só a compra de bens gera efeitos econômicos positivos.

2 comentários:

  1. É esse preconceito idiota de que um produto tem de ser manufaturado em uma fábrica, com matéria-prima palpável, com o consumo de energia e água e com a poluição da atmosfera e do meio-ambiente para merecer o adjetivo "industrial" que nos leva ao sub-aproveitamento de nosso potencial turístico de forma integral e planejada. Miremo-nos no exemplo dos EUA, da França, da Itália, da Espanha, que têm receitas turísticas anuais da ordem de dezenas de bilhões de dólares. Nós somos batidos por Cingapura, uma pequena cidade-estado insular.
    Alguém já deveria ter-se dado conta de que a diversão - praia, passeios, carnaval - é algo sério, e como tal deve ser tratada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me não ter respondido antes, mas foi por incompetência. Só agora descobri, por conta própria, como responder as comentários. Os anteriores foram com a assistência do meu filho.
      Já tratei do assunto posteriormente, mas voltarei a esse. Obrigado.

      Excluir

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...