quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Multinacionalização: a condição para a reindustrialização brasileira

A reindustrialização só ocorrerá por uma "virada completa" da indústria brasileira, deixando de ficar voltada  predominantemente para o mercado interno, para se desenvolver como plataformas supranacionais, voltada para o mercado continental, hemisférico ou mundial.


A condição fundamental é a inserção da indústria brasileira nas cadeias globais de suprimento, ou seja, produzir no país para suprir mercado externos, seja de insumos, peças, componentes ou produtos finais.

Como as cadeias globais são organizadas e controladas pelos grupos multinacionais, a indústria brasileira, para se reindustrializar terá que se basear em empresas multinacionais. Seja de multinacionais de origem estrangeira, como de multinacionais de origem brasileira.

No setor de bens de capital não há como se inserir nas cadeias globais de valor, sem a multinacionalização da empresa que quer se inserir.

Ou a indústria brasileira se multi nacionaliza ou sobreviverá como uma indústria marginal no mundo, dentro de nichos voltados para um mercado doméstico protegido. E com participação decrescente dentro do PIB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...