segunda-feira, 1 de junho de 2015

Esgotamento do efeito da valorização do salário mínimo.

Ao evolução do PIB nos últimos 12 da administração petista foi puxada pela valorização real do salário mínimo. O reajuste do salário mínimo fez com que um trabalhador, com esse mínimo, numa família de 2 pessoas, já ascendessem à classe média, superando a linha de pobreza. Se o casal trabalha, mesmo com o piso, pode ter dois filhos, sem perder a classe.
Essa ascensão social refletida no econômico, com a sua integração no mercado de consumo,elevou a demanda e puxou a produção para atendê-la.
A ocorrência de uma capacidade ociosa do parque produtivo permitiu que isso ocorresse sem forte impacto na inflação.

Alcançado o primeiro impacto, a revalorização anual, com aumentos reais teria assegurada a continuidade dos níveis de demanda do consumo familiar, mas nãos seus acréscimos. Para a ampliação recorreu-se ao crédito, principalmente pelo crédito consignado, mas o efeito positivo de todos esses impactos se esgotaram. Não conseguiram conter a queda de consumo familiar o que resultou na queda geral do PIB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...