terça-feira, 26 de maio de 2015

O ajuste está dando resultado?

O ajuste da economia, conduzida por Joaquim Levy, com a conivência da Presidente se baseia numa receita sintetizada dos organismos internacionais (FMI, Banco Mundial e outros), antigamente conhecida como Consenso de Washington e atualmente como o "tripê macroeconômico."
O Brasil o adotou, a partir dos anos noventa,  para ajustar a economia, corroida pela inflação, seguiu por uma década, mas o abandonou ainda no final da primeira década do século XXI, provocando um novo desajuste na economia: inflação alta, déficit cambial e baixo crescimento da atividade econômica (PIB).
O foco da sociedade está num dos pés do tripê: o ajuste das contas públicas, o ajuste fiscal, que está emperrado no Congresso. Mas os dois outros pés estão implantados sem depender do Congresso e seus resultados nem são positivos, nem seguros.
O Banco Central tem tido a autonomia para aumentar os juros mas não tem conseguido baixar a inflação. Claramente o instrumento é ineficaz, sem considerar as demais condições e instrumentos. Mas o "mercado" exige a continuidade dos aumentos dos juros.
O câmbio está flutuante, teve um salto, ao se livrar das amarras anteriores, se mantém no novo patamar, com pequenas variações e tem promovido um equilíbrio na balança comercial, mas ainda um forte déficit nas contas externas, fazendo com que o Brasil continue dependendo fortemente do financiamento externo. Por isso precisa manter o "grau de investimento". 
O fato real é que dois dos pés já estão implantados, mas ainda sem bons resultados, porque estariam na dependência do terceiro. Será mesmo?

2 comentários:

  1. Caríssimo, qual seria o terceiro pé...O governo admitir a ortodoxia? O PT pedir para sair?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Tão
      O terceiro, segundo, a ortodoxia é o ajuste fiscal que envolve os cortes no orçamento e as medidas que estão no Congresso. Com o qual o PT se mostra cada vez mais reticente. Está mesmo pedido para sair.
      Se sair mesmo, Dilma vai governar com o PMDB e o restante da base aliada?
      O interessante e "fantástico" seria o PT e o PSDB juntos em oposição ao Governo. Ou será que o PT saindo o PSDB adere?

      Excluir

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...