segunda-feira, 20 de abril de 2015

Crises fabricadas e reais

Colocar o bode fedido na sala é criar uma falsa crise. Quem não gostar do exemplo de mau cheiro, pode colocar o jabuti em cima da árvore.
Diante do problema há uma enorme discussão, primeiramente sobre: quem colocou o bode na sala? com que intenções? o que está por trás do bode? Depois a discussão passa a ser: como tirar o mau cheiro? dar um banho no bode? perfumar para contrapor ao cheiro do bode? Desodorizar?  Mas ai alguém retira o bode da sala e o problema, discussões e crise acabam.

Das crises que estão sendo discutidas quais são reais e quais são meros bodes fedidos que foram colocado na sala? A nomeação de Henrique Alves para o Ministério do Turismo com as recusas de Renan para ajeitar um cargo para Vinícius Lage é uma crise real ou um bode? A denúncia de que a CGU engavetou a denúncia de propina da SBM para funcionários da Petrobras é um bode? E a prisão de Vaccari? E a briga de vaidades entre o Ministério Público e a Polícia Federal? Eles brigam em nível federal e se entendem no Paraná.

Quais são as crises reais e quais as plantadas para desviar a atenção das crises reais?

As crises reais do Brasil são muito maiores do que esses pequenos casos que nada mais são do que sintomas de doenças maiores.

O bode na sala ou o jabuti na árvore ocorrem muito com suposições que antecedem um fato esperado. A prisão de Vaccari já era esperada, mas enquanto não ocorria deu margem a muitos boatos, muita tinta e tempo de tv gastos para avaliar se ocorreria ou não.

O "petrolão" ocorreu durante os mandatos do Governo Lula, seguindo um ciclo usual. A corrupção dentro da Petrobras sempre existiu e provavelmente continua existindo: praticado em pequena escala, por funcionários com podere de infringir perdas ou promover ganhos a terceiros, principalmente fornecedores. Atrasar juma medição de serviços, com exigências é um fato corriqueiro. Pode ser real ou encobrir um ato de corrupção a partir do "criar dificuldade para vender facilidade". 

A corrupção eventual foi transformada em sistêmica, institucionalizada pelo grupo político instalado no Poder, em substituição ao esquema do "mensalão". 

Esse esquema sistêmico foi desmontado pela Presidente Dilma, com a substituição de Gabrielli por Graças Foster, na Presidência da Petrobras. ("Ah! Então ela sabia").

É esse esquema que está sendo desvendado pela Operação Lava Jato, que a mídia apresenta como se estivesse ocorrendo hoje sendo desmontado, com a prisão de Vaccari.

Vaccari foi preso por conta das delações premiadas, ainda de Paulo Roberto Costa e Alberto Yousseff, ocorridas ainda em 2014. No começo de 2015  foram ouvidas as delações premiadas dos principais dirigentes da construtora Camargo Correa. A partir do que foi ouvido os procuradores do MP já pediram a prisão de vários envolvidos, o juiz Sérgio Moro está avaliando os pedidos e preparando mais uma fase da Operação Lava-Jato, acionando a Polícia Federal para cumprir mandatos de prisão e de buscas. 

Nessa nova fase está incluído o Sr. José Dirceu, citado várias vezes, como receptor ou intermediador de operações escusas. Mas a sua prisão pode ocorrer ou não. 

Ele é um grande jabuti. Vai aparecer ou não em cima da árvore?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...