sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Novidades no mercado imbiliário

O mercado imobiliário alterou as suas mensagens para a comercialização dos seus produtos.  É o que se depreende dos anúncios dos lançamentos imobiliários na edição do Estado de São Paulo, aos sábados.
Há um grande volume de lançamentos no centro da cidade, com o setor acreditando na sua revitalização. 
Os produtos encolheram, com um grande volume de studios e um dormitório, com metragens de 19 a 30 m2, com o mercado acreditando que há uma demanda para um novo estilo de vida, principalmente de jovens de média alta renda.
A grande novidade nos anúncios é a existência de vagas. As vagas se tornaram triviais e não eram elemento diferenciador dos imóveis comercializados. Era absolutamente usual e natural. 
Agora com restrições de vagas nos  prédios, segundo o novo plano diretor, a disponibilidade de vagas passou a ser um elemento diferenciador.
O setor imobiliário está aproveitando para desovar o estoque de apartamentos com vagas, usando as restrições do novo Plano Diretor. Quando esses apartamentos antigos com vagas escassearem o que acontecerá?
Os novos aparamentos com vagas ficarão mais valorizados ou deixarão de atrair os compradores, como espera a Prefeitura de São Paulo?
O mercado preferirá os apartamentos sem vagas? Os apartamentos sem vagas vão encalhar?
Ou os moradores buscarão esses apartamentos e, concomitantemente, vagas em outras edificações? Haverá a possibilidade de construção de edificações exclusivas de garagens? 
Sendo os estacionamentos excluídos da função social nos terrenos desocupados, esses deixarão de oferecer vagas para os carros?

A política pretendida pela atual administração da Prefeitura Municipal prevalecerá durante muito tempo? As novas regras do Plano Diretor só começarão a se efetivar por volta de 2016, e com maior vigor a partir de 2017 em função da demora natural dos processos de preparação e aprovação dos novos empreendimentos. Até lá o mercado será abastecido pelos projetos protocolados para aproveitar as condições da lei anterior. 
Ocorre que em 2016 haverá a eleição para Prefeito e o atual corre o risco de não ser reeleito, dado o seu desgaste de contrariar os valores vigentes e tentar forçar mudanças de cultura, atendendo a pequenos grupos de ativistas que presentam uma parcela pequena do eleitorado. A maioria do eleitorado está descontente com o seu governo. A perspectiva de reversão parece difícil, porque a maturação dos resultados não será rápida.
Ademais o Prefeito só conseguiu aprovar as suas medidas radicais no novo Plano Diretor mediante acordo com os vereadores, que incluiram diversas emendas de interesse restrito. Na sanção da lei, as vetou, criando um clima de animosidade com os vereadores que se sentiram traídos. 
A complementação do Plano Diretor está na lei de zoneamento, que deverá se encaminhado à Câmara Municipal em breve. O Prefeito dificilmente conseguirá aprovar a lei como deseja, tendo que fazer muitas concessões. Mesmo assim, não conseguirá aprovar dentro dos prazos desejados. 

Precisará ainda encaminhar os projetos de lei específicas das Operações Urbanas, com iguais dificuldades de aprovação.

Isso fará com que o mercado imobiliário fique em compasso de espera por um tempo maior que o desejável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...