sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O Brasil e as cadeias globais

O Brasil e as cadeias globais

Jorge Hori*

O Brasil está amplamente inserido nas cadeias produtivas globais, como comprovam dois fatos irrefutáveis: a grande presença das principais multinacionais com fábricas no Brasil. Um grande volume de importações dessas mesmas multinacionais para completar a produção e comercialização dos seus produtos mundiais, com as suas marcas. 
Cadeia produtiva global é um processo de produção criado, organizado e gerido por uma multinacional. Cadeia produtiva global não é um fenômeno genérico, mas tem nome e sobrenome. 
O Brasil está integrado na cadeia produtiva da Fiat, da Volkswagen, da GM, da Toyota e de todas as grandes multinacionais da indústria automobilística. 
As cadeias produtivas das maiores multinacionais de defensivos agrícolas, com a presença da Syngenta, Bayer, Basf, e outras, com as suas marcas produzidas no Brasil, mas com um grande volume de importações, feitas por elas mesmos, pesando na balança comercial.
As principais multinacionais do ramo de chocolates, do setor agro-industrial, como Nestlé, Hershey, Cardbury, Kraft Foods estão no Brasil, produzindo e comercializando as suas marcas e importando os insumos. 
Dizer que o maior problema do comércio externo brasileiro é não estar inserido nas cadeias produtivas globais é uma grave miopia ou um engano, repetido acriticamente.

Visto, no entanto, por outro ângulo, o Brasil está - efetivamente - pouco inserido nas cadeias globais de suprimento ("supply chian"). É a outra ótica de ver as mesmas cadeias produtivas das multinacionais. Segundo essa, cada unidade produtiva instalada num país, não serve apenas para abastecer o mercado local ou regional (considerando os países vizinhos). É também uma base de suprimento para outras unidades mundiais. Como esse suprimento é feito por unidades de países diferentes, o abastecimento é caracterizado como exportação e o recebimento como importação. As unidades brasileira são amplamente abastecidas pelas demais subsidiárias ou associadas do mesmo grupo, mas pouco despacham para outras unidades. 

Essa configuração é definida pela Alta Administração do Grupo Multinacional, mas é influenciada pelas condições gerais da economia nacional e das políticas públicas.

Para as multinacionais o Brasil é um grande e atrativo mercado consumidor e nenhuma delas quer ficar fora dele, deixando=o livre para o concorrente, principalmente quando é outra multinacional. Elas não se dispõe a investir no Brasil uma unidade de suprimento mundial, dadas as instabilidades do câmbio, os custos tributários, trabalhistas, e as insuficiências da infraestrutura. 

Mas o principal obstáculo é de natureza ideológica, que presidiu as políticas públicas ao longo de muitos anos. O Brasil sempre se posicionou contra o que é caracterizado como "plataforma de exportação".  Nessas plataformas, as empresas importam mais, processam no pais, e exportam parte dos produtos transformados. Com isso o déficit cambial é menor ou pode até ser positivo. Porém a ideologia dominante é que produção no Brasil deve ser destinada ao povo brasileiro e não suprir os consumidores estrangeiros. Só deve favorecer o consumidor brasileiro, porque a produção industrial é subsidiada, com o dinheiro desse mesmo povo.

Voltado apenas para o mercado local e regional a escala da unidade produtiva que a multinacional instala no Brasil é menor, com menor grau tecnológico e produtividade. Os ganhos de produtividade na indústria está vinculados à escala de produção: é preciso ter megaescala para compensar os investimentos em equipamentos de última geração e utilizar mais mão-de-obra qualificada. Não adianta capacitar a mão-de-obra se essa não tiver mercado. 

Diante da ocorrência, depois de 14 anos, de um déficit comercial externo, retornam propostas tradicionais e algumas novas, mas todas de pequeno efeito, de médio e longo prazos. A conquista de novos mercados, nos paises emergentes é necessária, porém insuficiente.  As estratégias da APEX de apoio às empresas brasileiras para se tornarem conhecidas no exterior, participando de feiras e de outros mecanismos de comercialização, também são importantes, mas de pequena repercussão nos resultados da balança comercial.

A grande inflexão depende das multinacionais. Elas continuarão sendo grande importadoras para suprir o mercado nacional, com os avanços tecnológico e variedades necessárias. Para a redução do déficit a estratégia brasileira vem sendo de aumentar o conteúdo nacional. Essa estratégia tem sido combatida e criticada pelo custos mais elevados da produção nacional em relação à estrangeira. Uma das razões é a menor escala de produção nacional.

A saída para reverter o déficit comercial no setor industrial (incluindo a agroindustria) está na revisão das estratégias das multinacionais, estimulando-as a investir e instalar no Brasil unidades mundiais, voltadas tanto para o mercado nacional como para o resto do mundo. A principal estratégia é não desestimulá-la a essa estratégia, ou mesmo reprimí-la por motivos ideológicos. 

Meu grande mestre Celso Furtado que me perdoe, mas a saída para o Brasil está nas plataformas de exportação das multinacionais. 

O Brasil jé está inserido nas cadeias produtivas globais, com as multinacionais presentes no Brasil. Precisa "apenas" girar o botão e passar a tê-las com as principais exportadoras: como fornecedoras das suas outras unidades no resto do mundo. Seja em paises desenvolvidos como emergentes.  A saida não está em novos mercados, mas os mercados das multinacionais. 

As ações são de negociação do Governo Brasileiro com as cúpulas dessas multinacionais para estimulá-las a reverter suas estratégias. Em muitos casos não será necessário convencê-las. A Fiat já está instalando uma plataforma mundial em Goiania em Pernambuco. A Nestlê outra, para as cápsulas de café, em Montes Claros, em Minas Gerais, com algumas reações contrárias.

Quem precisa mudar de visão, em primeiro lugar, é o próprio Governo, trocando as lentes dos seus óculos que ainda vê como negativo o que é a maior oportunidade. 


*Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica, mantendo um blog diário: https://iejorgehori.blogspot.com

publicado no Valor Econômico de 16/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...