quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

E o Brasil com isso?

Marta Teresa abriu fogo com a sua AK 47 contra os Charlis petistas, supostamente para sair candidata à Prefeita de São Paulo. Ou apenas levantou uma tempestade de areia com ventilador
. Digamos que ela seja bem sucedida, o PT ache uma forma de "colocá-la para fora" sem maiores traumas, ela permaneça com o mandato de Sanadora, e o PT continue sendo o que é ou se transformou. Contrariando o que ele prenunciou o PT nem muda, nem acaba. E o Brasil? O que ganha ou perde depois que a "poeira baixar"?

O PT não vai acabar. Se não mudar corre o risco de perder substância com uma eventual derrota em 2018. Se mudar pode permanecer no poder. Isso é bom ou é ruim para o país?

Marta pode sair candidata à Prefeitura de São Paulo. No quadro atual, com Marta ou sem ela, Russomanno será eleito. Toda movimentação dela seria um problema interno do PT. Mas não deixa de ser uma novela. Não passa de um entretenimento. 

Eduardo Cunha é o candidato do PMDB à Presidência da Câmara. Em função das desavenças dele com o Palácio do Planalto, muitos peemedebistas preferiam uma outra solução. Mas o Planalto, sob comando de Mercadante, para satisfazer as idiossincrasias da chefa não só queria evitar a eleição daquele, como "emplacar" um candidato do PT. Pretendeu enfraquecer o PMDB, mas com a sua proverbial incompetência, o staff político da Presidenta conseguiu o efeito contrário. O PMDB se uniu a favor de Eduardo Cunha, e contra o candidato do PT. Apelou, mais uma vez, para os aloprados, que montaram de novo, uma grande cena, mas de novo com incompetência. 
Fizeram um balão de ensaio com acusações ao ex-Governador de Minas e ainda não Senador empossado, Anastasia, para em seguida colocar Eduardo Cunha no mesmo bolo. A mídia que, como sempre, gosta dessas encenações, ajudou a mostrá-la. Não pegou. Mesmo que seja verdade, só vai ser comprovada, depois das eleições. Mas eles vão continuar tentando. 

Muito bem, Eduardo Cunha é eleito e se mantém no cargo. O que acontece com o Brasil? O que muda para o Brasil? Provavelmente nada.Só afetaria  a equipe do Planalto, que vai amargar derrotas pessoais. A menos que o outro fato do dia, traga consequências indesejáveis maiores.

A prisão de Nestor Cerveró não é apenas mais uma detenção. Ele estava numa rede de proteção, pois era um "fio desencapado". Na sequencia da rede, Graça Foster e Dilma Rousseff. Tanto ou mais que Renato Duque era preciso evitar que, ele pressionado, optasse pela delação premiada. E por isso não foi preso antes, pode viajar ao exterior, sem restrições, mas ao voltar foi preso. Algo mudou e não seria apenas um juiz substituto, de plantão.

Ele pode continuar negando e protegendo os que estão à frente. Ou sucumbir à pressão. 

Ai a eleição de Eduardo Cunha para a Presidência da Câmara, terá outro sentido e outra amplitude. Uma nova CPI da Petrobras será instalada com mais facilidade e um processo de impeachment poderá ser aberto. 

O esquema de proteção precisa ser amplo, abrangendo as diversas pontas, mas a incompetência da equipe palaciana poderá precipitar a crise. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...