domingo, 28 de dezembro de 2014

O processo de geração de renda

O processo de geração de renda, que no conjunto é refletida no PIB é simples, mas complicado pelos economistas.
A renda é uma representação monetária que surge com as relações de troca. Ou seja, a renda surge quando alguém está disposto a pagar algo a outro, com moeda, pelo bem que esse vende ou o serviço que presta. 
O conceito básico é o do valor adicionado que tem origem no acréscimo que o homem obtém pelo seu trabalho sobre um bem natural: ele colhe e seleciona (nem sempre nessa ordem) uma fruta natural, leva a uma feira e obtém uma renda pela venda a um terceiro. Esse por sua vez tem um produto natural sobre o qual acrescentou o seu trabalho. Embora aparentemente seja uma relação de trocas de bens, na realidade é uma relação de trocas de trabalho. O valor adicionado é sempre do trabalho: presente ou acumulado em equipamentos. 
Esse valor adicionado original é multiplicado por novas relações de trocas de trabalho.
O mundo se desenvolveu, inicialmente, pela comercialização de produtos naturais. Uma segundo ciclo foi o de transformação desses produtos naturais, a chamada era industrial.
O novo ciclo reduz a participação dos bens, sejam naturais como transformados, dando maior predominância ao trabalho.
Um exemplo simples é o de serviços de cuidados pessoais, como o de cabeleireiras e manicures. A sua renda é quase que totalmente do seu trabalho, com um pequeno custo de materiais e ferramentas. Quando gastam a sua renda com uma cuidadora dos seus filhos, multiplicam a renda. 

Dessa forma, na economia moderna, promover o crescimento do PIB está mais em incentivar o aumento das relações de trabalho do que da produção industrial.

Isso pode explicar porque a ìndia cresce mais de 5% e o Brasil patina já a dois semestres sem aumento do PIB.

O principal erro da política econômica brasileira seria insistir numa indústria pouco competitiva, e descuidar do setor terciário, hoje o principal motor da economia e dos empregos.

Se o diagnóstico estiver correto, o foco do país terá que ser a promoção das relações de trocas entre o trabalho, vinculado ou não aos bens, para gerar o crescimento global do PIB. 

Tentaremos tratar disso nos próximos artigos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...