segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Imagem é tudo - 2

Acompanhei ontem à noite o debate entre os presidenciáveis na TV Record e a minha percepção é de que Dilma é mais vai se beneficiar do evento.

Avaliar quem ganhou o debate é irrelevante. Mas apenas para registro, o livre atirador Eduardo Jorge levou vantagem.

Dilma ganhou porque é a que mais sabe usar o evento para criar ou preservar a sua imagem, ao contrário dos demais que continuam acreditando que deve haver debate. e o mais civilizado possível.

Os adversários atacam a Presidenta com os mesmos argumentos de sempre e ela responde com as mesmas versões de sempre, controlando as suas emoções. O que Marina não consegue fazer, passando imagem de fragilidade.

Dilma mantém a imagem de firmeza, ainda que sustentada por falsidades e promessas, que os adversários não conseguem desmontar.

Sem ataques mais diretos, para tentar nocautear, ela vai ganhar sempre por pontos. E por muitos pontos.

O único momento em que ela poderia ser desestabilizada, o comparsa Levi Fidelix, humilhado por ela em debate anterior. respondeu, mas não usou a falha da Presidenta para pegá-la num ponto em que ela se considera forte e transmite essa impressão.

Ela só trabalha para a construção ou manutenção da imagem. Os demais não. Vai continuar na liderança e pode vir a ser reeleita. Menos pela suas qualidades, mas pela incompetência política dos adversários que não se atualizaram com a nova dinâmica das eleições.

Marina está procurando se preservar, guardando munição para o segundo turno. Mas o risco de uma decisão no primeiro turno aumentou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...