terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dilmaluf da vida

Na entrevista ao Jornal Nacional, enfrentando os inquisidores Bonner e Poeta, Dilma mostrou total profissionalismo, com absoluto controle sobre as suas emoções. Respondeu o que quis, não se abalou com as pressões da dupla, mostrando-se inteiramente disciplinada com as orientações dos seus marqueteiros, que vem, ainda que indiretamente, da formação da imagem de Paulo Maluf, o mais dos "cara de paus". Deve também ter ajudado o seu passado de guerrilheira que suportou corajosamente os interrogatórios e as torturas. O robô Dilma nem piscou. 

A questão é como os eleitores vão reagir a esse robô, sem personalidade, sem emoção, que tem as respostas gravadas e responde sempre com essas não importa o que se pergunte.

Esse robô estará constantemente nas telas de televisão a partir de hoje, com muito tempo de exposição, com o risco de saturação em pouco tempo. Para amenizar a TV irá mostrar indefectíveis imagens dela beijando criancinhas, comendo cachorro quente e outras ações que demonstrariam que ela é humana. Para os que não são adeptos fanáticos do dilmismo ou do lulismo parecerá falso.

Significa que ela não será reeleita? Não necessariamente.

A imagem dela perante a opinião publicada será cada vez pior, mas não é essa que elege Presidentes. O que elege é a opinião não publicada, cujo contingente deve ser o dobro ou mais daquela. A opinião publicada pode chegar a 1/3 dos eleitores. A não publicada, os 2/3. 

A opinião não publicada é formada, predominantemente, pela população pobre e com baixo grau de educação. Enfrentando dificuldades de sobrevivência, esperam que os Governantes melhorem as suas condições de vida. O que alcança os seus corações e/ou mentes é o que eles ganham objetivamente. O bolsa família e outros programas sociais lhes dão um mínimo de conforto material e eles se sentem eternamente gratos. Vão votar na Dona Vilma e em quem o Pai Lula mandar. Uma pequena parte ainda que agradecida quer mais, não querendo ficar acomodada.
A principal aspiração está na educação. Acreditam que pela educação, os seus filhos poderão sair da miséria ou da pobreza. Não querem muito: querem a escola e a presença constante do professor. Para esse contingente, educação de qualidade é a presença do professor em sala de aula.
Se, infelizmente, tiverem doença querem ser atendidos no posto de saúde e lá encontrar o "homem de branco", ainda que seja negro. O Governo Dilma atendeu substancialmente essa expectativa, levando aos "grotões" os curandeiros cubanos: que colocam o jaleco branco. 
Para os problemas mais simples, que correspondem à maioria dos casos, ser atendido pelo "homem de branco" é suficiente. Quando se torna um pouco mais complexo, enfrentam fila e demora de atendimento. Ai a saúde perdeu qualidade.

Os programas sociais e assistenciais dos Governos Lula e Dilma, atendem ao básico: mas não conseguem ir além.

E os atendimentos são cumulativos para as mesmas pessoas, o que significa que elas ficam satisfeitas, mas podem representar cerca de 30% do eleitorado.

Corresponde ao patamar mínimo de Dilma, formado pelos gratos pelo atendimento, mas nem todos inteiramente satisfeitos.

Os que não conseguem ter o atendimento material, seja em dinheiro, em aulas ou em atendimento médico, buscam o conforto espiritual. E disso se encarregam os evangélicos. 

Eles buscam cada vez mais utilizar os meios de comunicação modernos, mas o seu principal meio é ainda o tradicional "face a face": a pregação direta em grandes missas. 

Esse contingente apesar de gratos com os atendimentos sociais do Governo, mas sem conseguir resolver todos os seus problemas, na busca da esperança de uma vida melhor vão buscá-la em Jesus, na providência divina.

A "providência divina" levou o Santo Eduardo mas deixou na terra a sua apóstola Marina, que junto com a apóstola Renata irão levar a palavra divina aos fiéis. 

Elas deveriam estar no avião que caiu. Mas a "providência divina" as tirou na última hora. Foi um "milagre". 

É uma crença que vai derrotar o robô Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...