quarta-feira, 2 de julho de 2014

O homor do brasileiro no pós-Copa

Antes de começarem os jogos da Copa do Mundo da FIFA - 2014 a visão sobre essa era predominantemente sobre a sua preparação. Essa visão superava a preparação da seleção brasileira de futebol, sobre a qual não havia grande confiança com relação ao seu desempenho em campo. 
Praticamente metade da população era a favor da realização da Copa no Brasil e esperava com ansiedade a sua realização. Alguns poucos entraram firmemente na disputa pelos caros ingressos.mas não eram notícia importante.
Os demais, embora a favor, não se animaram muito a se mostrar, em pintar as suas ruas, embandeirar as suas janelas, colocar bandeiras nos seus carros. 

Uma grande parte, na realidade, era indiferente e se manifestava contra a sua realização no Brasil e ao interesse daqueles adeptos ou fanáticos pelo futebol. 

Um segmento menor, residual da população era ativamente contra, disposto a ir às ruas contra a realização da Copa: "não vai ter Copa" era o seu grito de guerra. Pelo barulho que gerava, intimidava os demais, que procuraram, esconder, o seu apoio à realização da Copa.

A maior parte da população, no entanto, estava pessimista, contrariando o otimismo do Governo e de alguns poucos colunistas, achando que haveria sim a Copa, mas os torcedores e turistas iriam enfrentar dificuldades e problemas. 

Quando a Copa, enfim começou, os problemas com a sua preparação, o atraso das obras foram sendo esquecidas e todas as atenções e noticiário foram voltadas para os jogos. Que ocorreram com muitas surpresas, animando mais o interesse da população. O interesse cresce quando não ocorre o óbvio. Como ensino o jornalismo, Golias vencer Davi é o normal e é uma informação que interessa a poucos. Davi derrotar Golias é notícia e o interesse é muito maior.

Problemas ocorreram nos aeroportos, mas nenhum de grande monta, porque os turistas tradicionais não voaram na mesma época, reduzindo o movimento total. O que aconteceu não foi notícia, ou foram informações dadas sem destaque nos jornais e TV.

Protestos também ocorreram, mas com pequena participação de manifestantes. Foram reprimidas, alguns com violência, mas com pouca cobertura. Não foram destaque. 

A Copa do Mundo da FIFA 2014 é o maior sucesso de público, no Brasil e no mundo. É o fato que obtem a maior adesão do povo brasileiro. Os indiferentes e contrários são uma parcela marginal. Mesmo os que não gostam e que usualmente não tem interesse pelo futebol estão diante dos aparelhos de TV acompanhando os jogos e os resultados. Torcendo e sofrendo com a sua seleção. 

O humor do brasileiro mudou completamente. 

Uma pergunta que agora não quer se calar é se esse humor vai permanecer após a Copa, ou vai mudar de novo, com a predominância do pessimismo. 

Vai depender apenas do resultado da seleção em campo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...