sábado, 26 de julho de 2014

Brigas por vagas em condomínos

As brigas por vaga seriam o terceiro fator de conflitos nos condomínios.
Reportagem mostrada repetidamente pelo noticiário dá conta de um abalroamento proposital de um condômino no carro do seu vizinho que o havia deixado mal posicionado, em cima da faixa, dificultando as manobras do abalroador.

O que acontecerá nos condomínios com a redução de vagas prevista na nova lei do Plano Diretor? As pessoas deixarão de ter o carro, buscarão apartamentos em condomínios onde há maior disponibilidade de vagas ou aumentarão os conflitos pela escolha das vagas ou pelo seu uso?

As restrições se baseiam em um equívoco: o de que o aumento da frota elevam os congestionamentos. Aumento da frota não significa, necessariamente, maior circulação de veículo nas ruas.

Não adianta alimentar a ilusão de que, a curto e médio prazo, haverá redução da frota ou, uma redução da velocidade do aumento.

A indústria automobilística é ainda um dos mais importantes pilares da economia mundial e qualquer reestruturação do composição da produção só ocorrerá - se ocorrer - a longo prazo, com o desenvolvimento de novas alternativas de produção e de empregos. 

No Brasil, o Governo Federal mantém os benefícios ao setor, para sustentar o nível de empregos, já em queda. A indústria automobilistica precisa produzir e vender mais carros. As frotas irão aumentar em todas as metrópoles brasileiras.

As pessoas querem ter um carro. Hoje, para muitos, é mais importante do que ter a casa própria. Mas ter a posse do carro não significa que vá usá-lo cotidianamente.

Cada vez, mais pessoas - com menor renda - tem acesso ao carro, em função das condições de financiamento, mas não o usam todos os dias para o seu trajeto casa-trabalho-casa.

A principal razão é a dificuldade de estacionar, sem custos, na proximidade do seu destino, ou o elevado custo de estacionar em locais pagos.

Essas condições afetam também a classe média, que busca morar mais próximo dos seus locais de trabalho, em áreas de ocupação mais densa o que significa que terão maior dificuldade de encontrar uma vaga na via pública. Precisarão ter vagas dentro do seu condomínio, onde a oferta também será menor, diante da nova regulamentação definida no Plano Diretor. 

A sua alternativa será buscar áreas menos densas, onde possa ter mais alternativas de deixar o seu carro ou um dos seus carros na via pública.

Esse comportamento irá de encontro (ou seja contra) os objetivos do Plano Diretor que é o de adensar determinadas áreas da cidade, os eixos de transformação.

Os moradores nessas áreas tenderão a usar mais o transporte coletivo para os seus deslocamentos cotidianos, mas não dispensarão a posse de um ou mais carros. Para isso precisam de vagas para deixarem o seu carro parado enquanto trabalham. Mas querem usá-lo para as outras atividades urbanas, seja durante a semana, fora do horário comercial, nos finais de semana ou nas férias. Poucos serão os que dispensarão inteiramente o carro.

Para reduzir o volume de carros em circulação a solução não é restringir vagas, mas aumentar substancialmente o número de vagas privadas.

"Se o aumento da frota é inevitável, relaxe ..... e deixe o carro na garagem."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...