quarta-feira, 18 de junho de 2014

Futebol e política

A Copa é um evento esportivo que sensibiliza milhões no Brasil e bilhões, em todo o mundo. Todos a favor dela, enquanto vista como competição esportiva e festa. Há uma pequena exceção de ativistas que querem misturar as suas ideologias com a sua organizadora e com os gastos governamentais na sua preparação.

Mas a maioria da população brasileira continua contra os gastos com a Copa, embora os torcedores que conseguem entrar nos estádios para assistir aos jogos, tenham comodidades nunca antes encontrada em outros estádios brasileiros. Ainda que não tudo perfeito.

Esses são contra o aproveitamento político do evento, que se mostra um grande sucesso. Qualquer tentativa de faturar politicamente será respondido por vaias e xingamentos, como ocorreu na abertura e poderá se repetir no encerramento. 

A Presidente Dilma precisa ir ao encerramento? Depende das circunstâncias: se a seleção da CBF, que representa - para efeito público e não institucional - o Brasil, sim. Caso contrário, depende das circunstâncias. Se a final for Alemanha x Holanda, com a presença de Angela Merkel e do Rei ou Rainha da Holanda, o protocolo manda que sim. Se na final estiver a Argentina em campo e Cristina Kirschner na tribuna, sim. Se nenhum primeiro dignatário dos paises representados na final não estiver presente, não precisa ir. 

Dilma não é torcedora habitual, como é Merkel.

Indo será vaiada e xingada. Com um bordão, que ela e muitos outros já perceberam que não tem a gravidade que lhe imputaram. Nas torcidas do futebol o VTNC é uma vírgula, um pouco mais longa, que o "fuck you" dos anglo-saxões, "merde" dos franceses ou ainda o "cazzo" italiano. 

Se for enfrentará a falta de educação dos torcedores. Se não for será uma falta de educação e descortesia de uma anfitriã, deslocada do seu ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...