quarta-feira, 16 de abril de 2014

Mistérios na perspectivas dos turistas durante a Copa

Quantos turistas estrangeiros virão ao Brasil para acompanhar jogos da Copa? Quantos virão em pacotes das agências? Quantos virão avulsos?

A FIFA já teria comercializado cerca de 2,4 milhões de ingressos e acabou de comercializar o último lote, antes das eventuais devoluções. Sem sorteio. Mas - na sua maior parte - dos jogos menos procurados, pois abertura, final e jogos das principais seleções já estavam esgotados. O pouco que restava dos jogos em São Paulo e Rio de Janeiro foram vendidos. O que ainda sobra são em cidades como jogos de menor importância. Fortaleza é um caso excepcional. Não há lugares para os jogos do Brasil, mas sobram para jogos menores.


A previsão dos 600 mil turistas estrangeiros seria superado, mas há dados inconsistentes.

A Match que ficou com o direito exclusivo de comercializar os pacotes com a hospedagem já devolveu uma parte das reservas e irá devolver  uma quota maior ainda em abril. Não comercializou tudo o que reservou. Como essa comercialização ocorreu - em grande parte - antes do sorteio das chaves é possível que muitos tenham desistido porque as suas reservas não coincidem com os jogos que gostariam de assistir. Também é possível que uma grande parte, principalmente os norte-americanos, os principais compradores estrangeiros, não tenham se interessado pelos pacotes das agências, preferindo se aventurar de forma avulsa, contando - inclusive - com a hospedagem na casa de familiares e amigos. 
Aparentemente, muitos dos torcedores norte-americanos são jovens, com amigos brasileiros nos EUA e curiosos em conhecer o Brasil: que país é esse que tem tanta gente nos EUA? A minha filha é uma delas: indo estudar em NY  acabou casando com um professor da NYU. Amigos dela ou do marido querem vir para a Copa e indagam se poderemos hospedá-los. Sem dúvida.
Ariau Hotel Manaus
Isso responderia à suposta contradição: o número de turistas seria maior que o previsto, porém a demanda por hotéis seria menor. As associações dos hoteleiros já estão preocupados com o nível de vacância durante a Copa. Em Manaus, os hotéis que haviam suspensas as reservas para eventos estão reabrindo-as temendo uma demanda menor dos turistas da Copa.

Mas há outro fato contraditório. A TAM prolongou uma promoção que, normalmente dura apenas um final de semana, para um segundo final de semana (com descontos menores) com passagens durante o período da Copa. Durante a Copa as passagens estarão mais baratas do que em abril, maio.

A CVC, a maior agência de viagens - pelo menos em publicidade - está oferecendo pacotes de viagens nacionais, como a chamada "durante a Copa".

Segundo reportagem do Bom Dia Brasil da Globo as agência estão oferecendo pacotes para dentro do Brasil com grandes descontos. Para tentar sair do prejuizo. Os pacotes para o exterior estão com descontos em função da queda do dólar. Fugir da Copa ficou mais barato.

Afinal, qual será a demanda real de hotéis e viagens aéreas durante a Copa? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...