quarta-feira, 19 de março de 2014

Vai ficar pronto?

O estádio do Corinthians vai. O da FIFA, quem sabe?
Ontem estive em visita ao Itaquerão. O que vi, confirma o avaliado aqui, anteriormente, baseado em informações divulgadas pela imprensa.
Em 15 de abril, a Construtora Norberto Odebrecht, convocada para construir o estádio vai entregar a obra. Deveria ter entregue até 31 de dezembro de 2013, mas o acidente com uma das estruturas da cobertura atrasou a obra. Acidente providencial, porque muitas das partes internas que deveriam estar prontas e não foram afetadas pelo acidente ainda estão inacabadas. Mesmo que não tivesse ocorrido o acidente a obra não teria sido  entregue pronta, no dia aprazado.
Rodrigo Prada
O gramado está lindo, a maior parte das cadeiras já está instalada. Numa vista panorâmica aparentemente só faltariam completar as arquibancadas provisórias e o entorno do próprio estádio. Era o que eu achava. Mas na visita percebi que falta muito mais. Toda parte das obras de engenharia (civil, elétrica, instalações, etc) internas estão praticamente prontas, mas sem o mobiliário. 
É aquela situação em que você compra o imóvel para morar, recebe as chaves da construtora e precisa mobiliar. 
Não há nenhum móvel ou equipamento nos vestiários, banheiros, salas de massagem, etc. Não há condições para os jogadores, juizes e outros se trocarem e se prepararem para entrar em campo. Com a realização do jogo treino, achei que essa parte já estaria pronta. Mas agora ficou a dúvida: os jogadores depois do treino foram para o chuveiro dos operários ou tiveram que pegar o ônibus, suados, para irem se trocar no CT ou no Parque São Jorge?

O apartamento está pronto, mas não dá ainda para morar. 
O mobiliário é de responsabilidade do Corinthians, que ainda não disse quando vai colocar. A preocupação maior seria com as estruturas complementares, mas falta o essencial para ter jogos.
Colocados os móveis e equipamentos o Corinthians poderá receber o Flamengo no dia 27 de abril, pelo Campeonato Brasileiro, como agora anunciado, mas sem lotação total e, sem os camarotes: um outro problema.
A construtora vai completar as obras e entregá-las em bruto para a FIFA. A ela caberá mobiliar a seu gosto. Mas ai há ainda uma pendência: quem irá pagar esse mobiliário?
Além disso, há o problema do prazo: a obra vai ser entregue à FIFA em 15 de abril e ela terá um tempo exíguo até o dia da abertura para adquirir e instalar todo o mobiliário.
As obras para o público deverão ficar todas prontas. Algumas poderão estar sem o acabamento final, mas um provisório e sem todo o mobiliário. Mas nada será tranquilo, com negociações e acertos sucessivos sobre quem vai pagar o que?
A pendência maior será sobre a área de hospitalidade, para a qual a disponibilidade de área é reduzida. A responsabilidade pela montagem das tendas já ficou definida: é do Corinthians. Mas esse vai tentar negociar o volume e os complementos. Quantas menos tendas, um gasto menor. O caixa do Corinthians está baixo e o financiamento do BNDES/Caixa só está na placa: o dinheiro ainda não chegou.
De quem será a responsabilidade pelo mobiliário das áreas de hospitalidade?
Como anotamos anteriormente, o Itaquerão vai ficar pronto: do jeitinho brasileiro. E não sem grande sofrimento e desgaste. O que não puder ficar pronto, não ficará. O jeito será se virar com o que ficar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...